AUMENTO NA CONTA DE ÁGUA: Sem passar pela Câmara, prefeito Ricardo Veloso baixa decreto e conta de água ficará mais cara em Bocaiúva.

Aumento não passou pela Câmara e já é o terceiro somente nesta gestão do atual prefeito.

decretoaumentodeaguabocaiúva
(Decreto foi assinado no dia 29 de Janeiro 2016)

As contas de água com vencimento no mês de março chegarão mais caras aos consumidores bocaiuvenses. O Prefeito Ricardo Veloso acabou de baixar um decreto reajustando a tarifa de água e esgoto em 11,28%. O reajuste já é o terceiro somente neste mandato do atual prefeito e a decisão não passou pelo crivo da Câmara Municipal, pois, segundo o documento, na lei orgânica do município a decisão sobre o referido ajuste compete ao executivo.

Os moradores relatam que as contas de água já estão chegando com o aviso do aumento e o consumidor pagará o reajuste nas contas do próximo mês (março). A reportagem do Site RSena conversou com vereadores da bancada da oposição na câmara municipal de Bocaiúva. O líder da bancada, Fernando Messias PRB, disse que de fato o prefeito tem poderes para aumentar a tarifa de água por decreto, mas que por uma questão de bom senso o mesmo deveria ter levado o assunto ao legislativo a fim de que o reajuste pudesse ser discutido não somente com relação a porcentagem, mas também a necessidade de se fazer tal aumento. Fernando também lembrou que nas eleições de 2012 o prefeito Ricardo Veloso sustentou em seu palanque o fato de em quatro anos de seu mandato (2009 a 2012) não ter feito nenhum reajuste nas contas de água, mas bastou o mesmo vencer as eleições para que sucessivos aumentos ocorressem sendo que somente nesta gestão foram três reajustes (contando com o atual) que se somados contabilizam mais de 40% em menos de três anos.

decretodeaumentoassunadopleoprefeitoricardoveloso
(Decreto traz a assinatura do Prefeito Ricardo Veloso e do Diretor do Saae Robson Andrade)

A justificativa para o reajuste, segundo próprio decreto do prefeito, é de que “o município têm por meta tratar 100% do esgoto trazendo uma nova realidade e enormes benefícios para a população de Bocaiúva”.
As justificativas, no entanto, não são convincentes para os vereadores oposicionistas uma vez que, segundo eles, a prefeitura usou dos mesmos argumentos para decretar os dois aumentos anteriores e que mesmo assim o esgoto da cidade continua a ser despejados nos rios e córregos que cortam o município.

No ano passado moradores próximos a Estação Ferroviária ameaçaram realizar um protesto a fim de chamar a atenção das autoridades com relação ao esgoto que é jogado no meio ambiente próximo as residências gerando desconforto e mau cheiro naquele local. Próximo a estas casas encontra-se um dos quatro centros da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), porém a obra está longe de ser concluída e em contrapartida já foram gastos no projeto cerca de 14 Milhões de reais.

O decreto que impõe o aumento de 11,28% nas contas de água é de N° 5.750/2016. O mesmo foi assinado pelo Prefeito Ricardo Veloso e o Diretor do SAAE Robson Andrade no dia 29 de Janeiro.

contadeaguachegacomavisodeaumento
(Contas de água já trazem o anuncio do aumento)

Além disso, verifique

IMG-20231220-WA0198

“NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA… QUEM É ODAIR CANTOR”: Em Bocaiuva, Vereador foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Bocaiuva MG para o ano de 2024.

Odair Cantor surpreendeu e venceu Toninho de Lídio em votação apertada para Presidente da Câmara ...

2 comentários

  1. ricardo bom dia pede a ele para aproveitar esse almento e cuidar do conjunto braz lopes que precisa de asfalto
    limpesa e iluminaçao pois tanto mato entulho e escuridao nao esta em volta da casa dele obrigado.

  2. Bom Dia.

    Já que a partir do mês de março teremos mais esse presente, quem sabe agora o SAAE começa a fazer um trabalho digamos mais eficiênte.Começando pelo perfil da recepção do mesmo.Falta mais esclarecimentos a respeito das ordens de trabalho quando solicitados e o que mais se pede em um perfil de recepção: Gentileza, educação e tolerância para com os usuários.Pq se não tem esse perfil, não deveria trabalhar nem no matadouro municipal, pq até os animais que vão ser sacrificados inocentemente merecem um pouco de respeito.Outro fato observsado é a questão da reforma do asfalto no local onde se faz uma ligação de água.Aqui no bairro Romeu Barcelo, mais precisamente AV. A, já fez um ano que foi feita ligações de redes de água e até hoje não apareceu nenhum filho de Deus pra fazer a reforma das crateras hora abertas.Ocasionando transtornos a quem passa devido as crateras abertas em plena avenida. Acooooooooooooda BOCAIUUUUUUUUUVA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Powered by rsena.com.br