PREVENÇÃO: Olhosdaguenses tentam regularizar a situação ambiental na cidade.

Secretário Marcos Paulo diz que empresa de reflorestamento já foi notificada pelo Codema e que as modificações já estão sendo feitas no sentido de garantir a qualidade ambiental.

cachoeira labatu

Depois do longo período de estiagem que assolou a região do Norte de Minas, a cidade de Olhos D’água quer se prevenir para não passar pelos mesmos dramas que afetou córregos e rios que cortam a cidade e levou sofrimento, em especial, ao homem do campo.  Recentemente a cachoeira Labatú quase secou e chegou a ser interditada para que a prefeitura pudesse coletar água em uma reserva fora do habitual a fim de garantir o abastecimento no perímetro urbano. O mesmo vinha acontecendo também com as nascentes.

O que causou perplexidade durante o período de seca foi o fato de, mesmo enfrentando sérios problemas com relação a questão ambiental, muitos proprietários de empresas e donos de terrenos estavam contribuindo para a degradação e por varias vezes eram constados flagrantes de desmatamentos ilegais e o que é pior, próximos as nascentes. Nestes casos ficou perceptível que o problema em Olhos D’água não era somente pelo chamado fenômeno da natureza, mas também pela ação de desmatamento na região. Um dos pontos críticos detectados também foi a plantação e reflorestamento de eucaliptos fora dos padrões exigidos pelo Ministério do Meio Ambiente .

O site www.resena.com.br conversou com o Secretário de Agricultura de Olhos D’água, Marcos Paulo e o mesmo disse que o Codema ( Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente) já está realizando inspeções nas áreas desmatadas e que inclusive já notificou a empresa responsável pelo reflorestamento de eucalipto a fim de que a mesma se adeque as regras ambientais estipuladas em todo território nacional. O secretário ainda disse que a empresa não ofereceu resistência s as notificações de melhorias e que vem fazendo as modificações exigidas. Marcos Paulo espera que com as ações preventivas a situação ambiental na cidade, principalmente os córregos e rios, que cortam a cidade possam sobreviver durante o período de seca.

Além disso, verifique

795cafbd318d2cbf526d0b7246bfd866_XL

“RIO NEGRO E SOLIMÕES, EM OLHOS D’ÁGUA”: Olhos d’Àgua terá show com Rio Negro e Solimões no próximo dia 22 de Dezembro.

Artistas de prestígio nacional irão se apresentar em comemoração a data que marca o aniversário ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Powered by rsena.com.br