CARLAY DEVE CONTINUAR: Decisão Judicial favorável ao vereador pode ser indício de que o mesmo continuará na presidência da Câmara.

Justiça ainda não bateu o martelo, mas decisão prévia indica que Carlay Leite deve continuar na presidência da Câmara até o final do ano.

carlayvereadorbocaiuva

Uma liminar da justiça que avalia o mandado de segurança em que um grupo de sete vereadores pede a destituição da presidência da câmara do vereador Carlay Leite para a posse de Gilmar Cardoso jogou um balde de água fria nos legisladores que defendem a eleição para presidente de Gilmar Cardoso. Na liminar, embora a justiça ainda não tenha batido o martelo quanto a quem realmente se sentará na cadeira presidencial da Câmara municipal de Bocaiúva, o juiz entendeu que até a decisão judicial Carlay Leite e toda sua mesa diretora deverão continuar comandando os trabalhos na casa. Para especialistas na área jurídica isso foi uma clara demonstração de que o parecer judicial final será favorável a Carlay Leite e seus aliados.

Carlay assumiu a presidência da Câmara através de uma manobra do colega vereador Ronildo Andrade. No final do ano passado (2015) percebendo uma derrota de sua bancada na eleição da Câmara, Ronildo teria simulado uma discussão com o então presidente Romildo da Mercearia que por sua vez abandonou a sessão alegando tumulto. A bancada de Ronildo também abandonou a sessão, mas sete dos treze vereadores continuaram no plenário da casa garantindo o quórum. Os sete vereadores através da assessoria jurídica da Câmara entenderam que pelo fato do então presidente não ter um motivo para encerrar a sessão a mesma poderia continuar sob a coordenação do 1° secretário. O aval foi dado pelo advogado Dr. Ivanilton Honório que teria garantido aos sete parlamentares a validade e a legalidade da sessão. Após isso os sete vereadores reiniciaram a reunião e convocada nova eleição Gilmar Cardoso foi eleito por unanimidade dos presentes (07). Mas ao se dirigir a Câmara em seu primeiro dia como presidente, Gilmar foi surpreendido ao deparar com as portas do prédio trancadas e seguranças particulares que impediam sua entrada.

A época o vereador Ronildo Andrade admitiu em entrevista a emissora Rádio Clube que por conta própria teria determinado a troca das fechaduras do prédio e que também contratou seguranças particulares para impedir a entrada de pessoas inconvenientes. O vereador alegou que a reunião que elegeu Gilmar não tinha validade uma vez que fora encerrada pelo presidente Romildo da Mercearia e como não houve eleição em tempo hábil o mesmo automaticamente seria o presidente uma vez que de acordo com o regimento, nestes casos, o parlamentar mais velho é quem assume, ou seja, ele próprio.

Houve muita movimentação na porta da Câmara e as polícias Civil e Militar foram acionadas. Alguns vereadores partidários a Gilmar Cardoso queriam invadir o prédio a fim de dar posse a Gilmar, mas através de orientação dos advogados resolveram impetrar mandado de segurança pedindo o afastamento de Carlay da presidência. A partir de então a Câmara Municipal de Bocaiúva passou a ter dois presidentes simultaneamente (Gilmar e Carlay), porém com a decisão judicial favorável ao vereador Carlay leite os próprios parceiros de Gilmar estão descrentes em uma decisão judicial favorável no futuro.

O que chama atenção é que Carlay Leite hoje presidente da Câmara foi um dos sete vereadores que votou em Gilmar na primeira eleição e foi um dos que assinou mandado de segurança pedindo a garantia da eleição do então recém eleito presidente. Em entrevista ao site www.rsena.com.br Gilmar Cardoso se disse frustrado com a decisão prévia da justiça, mas que ainda têm esperança de que o resultado final seja favorável a validade de sua eleição.

“O grupo político do senhor Ronildo Andrade provocou entre si um tumulto para prejudicar minha eleição e mesmo não conseguindo, os mesmo impediram de forma arbitrária a minha entrada no prédio para cumprir com minhas funções presidenciais. Espero que a justiça seja justa ao verificar tudo isso. Se houver coerência judicial, eu serei empossado como presidente”. Afirmou Gilmar Cardoso.

Além disso, verifique

IMG-20231220-WA0198

“NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA… QUEM É ODAIR CANTOR”: Em Bocaiuva, Vereador foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Bocaiuva MG para o ano de 2024.

Odair Cantor surpreendeu e venceu Toninho de Lídio em votação apertada para Presidente da Câmara ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Powered by rsena.com.br