PIOR MOMENTO: Falhas administrativas fazem com que Bocaiúva viva o pior momento de sua história.

Uma cidade que aos poucos vai perdendo seu brilho, sua tradição e sua arte.

Imagem Av. Francisco Dumont
Imagem Av. Francisco Dumont

Poliesportivo interditado, Centro Cultural abandonado, obras na Praça de Eventos paradas, obras no Matadouro paradas, Praças destruídas, passeios obstruídos, ruas esburacadas, estradas rurais intransitáveis, problemas na iluminação pública, falta de sinalização, trânsito desordenado, caos na saúde, falta de médicos no Hospital, caos no Saae, esgoto jogado em córregos e rios, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que não funciona, caos na iluminação publica, caos no Transporte Escolar, Cristo Misericordioso inacabado, escândalos, corrupção, prisões, prefeito e secretários que se escondem do povo.

Estes são apenas alguns dos intermináveis problemas que assola aquela que já foi considerada a cidade mais promissora do Norte de Minas Gerais. Não se pode dizer que Bocaiúva está a beira do abismo, afinal a impressão que se tem é de que já estamos dentro dele em uma trajetória que parece não ter volta. A população já não cobra mais novos projetos, novas obras ou ações mais audaciosas e hoje o clamor popular se refere a ações simples e do dia a dia de qualquer cidade. Hoje o cidadão pede apenas para que chegue água nas torneiras, que a prefeitura tampe os buracos nas ruas, concerte as estradas rurais ou simplesmente que troque as lâmpadas queimadas nos postes de luz. O que mais assusta é que nem isso se consegue mais e enquanto cidades menores vão progredindo aos poucos, Bocaiúva faz o caminho contrário, porém numa velocidade muito grande.

Uma cidade que aos poucos vai perdendo seu brilho, sua tradição e sua arte. Somente no mandato do atual prefeito acabaram-se todos os grupos de teatro e dança, acabou a Fazenda Escola, o projetos PET e AABB, acabou o Abrace (para alunos especiais), as festas nas comunidades já não são as mesmas, acabou-se o pouco de manifestação carnavalesca que ainda restava, demoliram a única quadra de futebol do imenso bairro Pernambuco, destruíram parte do Parque Municipal para receber uma UBS do Governo, queriam demolir a praça do papa no Bom Fim, desmembraram recursos do projeto do Cristo Misericordioso deixando o mesmo abandonado.

Na educação chama muito atenção o fato do Prefeito Ricardo Veloso ser professor ao mesmo tempo em que na sua administração ter se instalado um verdadeiro caos no transporte escolar, a Fazenda escola foi Fechada, a Escola da Catarina só não foi desativada por que os moradores protestaram, o Campos da Unimontes está agonizando com apenas dois cursos de pouca expressão, a Escola Técnica insiste em não sair do papel, professores mal remunerados e insatisfeitos, escolas em condições precárias, falta de recursos etc. Situações pelas quais não se negar o fato de que Bocaiúva parece ter chegado ao fundo do poço.

Talvez nossa cidade não seja vítima da atual administração, mas sim do seu próprio povo que mesmo percebendo o desastre administrativo do atual prefeito e sua equipe ainda em seu primeiro mandato entre os anos de 1996 a 1999 ainda o elegeu a prefeitura por mais duas vezes. Nada mau para um povo que não vota e sim se vinga. Isso mesmo… Lamentavelmente a eleição do Prefeito Ricardo Veloso não se deu por uma iniciativa de se fazer o melhor para Bocaiúva, mas sim uma forma de vingar do então prefeito Alberto Cadeira por um emprego ou um benefício pessoal não conseguido na prefeitura durante o seu mandato. Reparem que dificilmente se encontra dentro do grupo do atual prefeito integrantes que estejam por lá por uma ideologia de melhoria a nossa cidade, mas sim pessoas que mudaram de lado com mágoa do Alberto Caldeira.

O exemplo maior é também a maior liderança do prefeito. Para quem não sabe Ronildo Andrade e Alberto Caldeira eram aliados sendo que Ronildo veio a compor o grupo do atual prefeito depois de um desentendimento com Alberto e desde de então Andrade têm focado suas ações a tentar aniquilar seu inimigo.

O sentimento de Ronildo se reflete nos demais integrantes do grupo do prefeito e o grande foco de quase todos não é construir uma cidade melhor, mas sim se vingar dos adversários. Por isso o prefeito Ricardo Veloso ganhou a fama de ser um leão em época de eleição, mas um verdadeiro gatinho na sua função de administrar a cidade. Isso explica o fato pelo qual Bocaiúva vive o pior momento de sua história. Aliás os bocaiuvenses estão sofrendo duas vezes, uma pela crise nacional e outra pela falta de administração local.

 A bem da verdade, no primeiro mandato do prefeito em 1999, já havia ficando claro que o mesmo não sabia administrar. A sorte é que a população naquela época soube interromper uma trajetória desastrosa de quatro anos onde o então prefeito queria ficar mais quatro mesmo sabendo ele que a sua administração havia, dentre outros malefícios, quebrado o comércio local vitima dos três intermináveis meses em que o senhor prefeito Ricardo Veloso ficou sem pagar os funcionários da prefeitura uma das principais geradoras de emprego da cidade.

Se da outra vez o projeto de continuidade do prefeito não deu certo, desta vez ele conseguiu e o mesmo foi reeleito mesmo prometendo para este mandato obras e projetos que já haviam sido prometidas na sua primeira eleição. Foi prometido a inauguração da Praça de Eventos, ruas 100% asfaltadas, novo Matadouro Municipal, indústrias e empregos. No discurso Bocaiúva se transformava em um verdadeiro canteiro de obras e a verdadeira cidade dos sonhos. O povo acreditou, o prefeito foi reeleito, mas faltando pouco para terminar o seu mandato, as ações de sua administração beiram a insignificância e o povo sofre ao perceber que o canteiro de obras se tornou em um grande cemitério e a cidade dos sonhos virou a cidade do pesadelo.

Infelizmente, por essas e por outras, o nosso povo tornou-se saudosista ao comparar o presente com o passado. Da época em que víamos surgir na Terra do Senhor do Bom Fim obras como Poliesportivo, Centro Cultural, Hospital, Centros Comunitários, Mercado Municipal, SAAE etc. Hoje nosso povo tem que fazer abaixo assinado pedindo que a administração tampe os buracos nas ruas ou ajuste as estradas rurais. Nada mau para um prefeito que não exige dos seus subordinados, que não estipula metas ao seu secretariado e que inverte as funções da chamada hierarquia fazendo com que os seu funcionários tenha mais autonomia sobre o município do que ele próprio. Nada mau para uma equipe que aprendeu direitinho a articulação política, que briga tanto para administrar o Município, mas quando conseguem não sabem o que fazer com ele.

O que mais chama atenção é que enquanto a cidade vai mal, aqueles que a administra vão muitíssimo bem. Dificilmente encontraremos um secretário que não esteja em melhor situação financeira do que quando entrou na prefeitura. Alguns não tinham nem bicicleta para andar e hoje ostentam seus luxuosos carros, casas e até fazenda, ou seja, a administração vai mal, mas aqueles que administram estão de vento em polpa. Me fez lembrar o ex-presidente Lula que quando foi questionado sobre a repentina fortuna feita pelo seu filho, o mesmo comparou sua cria ao Ronaldinho dos Negócios definindo-o como um fenômeno. Se o Lula se gaba por ter em sua família um fenômeno nos negócios, imagine a nossa querida Bocaiúva que têm vários???

Enquanto nossos administradores contrastam a boa administração de suas rendas com a péssima administração em suas pastas, o povo segue sofrendo pagando o preço, nem tanto pela seu voto ou por suas escolhas, mas sim pela sua sede de vingança, afinal como foi dito anteriormente, o bocaiuvense não vota e sim se vinga e a cultura da vingança mostra por que nossa querida cidade passa pelo pior momento de sua historia.

Além disso, verifique

IMG-20231220-WA0198

“NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA… QUEM É ODAIR CANTOR”: Em Bocaiuva, Vereador foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Bocaiuva MG para o ano de 2024.

Odair Cantor surpreendeu e venceu Toninho de Lídio em votação apertada para Presidente da Câmara ...

3 comentários

  1. Muito boa a matéria Ricardo. É sempre importante relembrar as aberrações que a atual administração tem proporcionado para nossa querida Bocaiúva. Resumindo suas palavras, o povo tem o governo que merece.
    Enquanto a ignorância política e os interesses pessoais de cada cidadão prevalecerem sobre a busca do bem comum, teremos que conviver com a mediocridade de nossos gestores públicos.

  2. Antonio Thomaz

    Amigo Ricardo, vivi esses Oito últimos anos aí em Bocaiuva, uma Cidade que aprendi a gostar…Tanto que vou votar nas próximas eleições aí nessa Cidade do Senhor do Bonfim. Estou aqui em São paulo, mas procuro me informar de todos os comentários, bons ou ruins…Confesso que não estamos vendo boas notícias…Mas a fé que rege um povo é de que sempre à uma esperança de melhorias…Não gostaria que Bocaiuva continuasse nas mãos de quem só quer sugar…Vamos dar a volta por cima nas próximas eleições, correto? Continue com esse trabalho amigo..Muita força e luz em seu caminho.

  3. Ricardo, estou envergonhado e revoltado com o que disse o Sr. Ronildo Andrade em entrevista a rádio clube hoje 05/04/2016. Até chorar este hipócrita chorou. É lamentável. Enquanto a prefeitura “despejou” o pessoal do IMA alegando redução de despesas com o aluguel a mesma paga 2 anos de aluguel para a irmã de Ronildo mesmo a casa estando fechada e ele vem dizer que a casa é dela e ela aluga pra quem ela quiser? Ora, este homem não merece ocupar o cargo que ocupa em nossa querida Bocaiuva. É realmente revoltante.Sobre o restante da entrevista comento em uma próxima oportunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Powered by rsena.com.br