MANIFESTAÇÃO CULTURAL: Folia de Reis movimenta o calendário cultural e religioso nos distritos e comunidades rurais de Bocaiuva.

Dentro da programação da Folia de Reis, a tradicional Festa de São José de Alto Belo, é Considerada a mais autêntica do Brasil.

folia de alto belo

Folia de Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore, praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes. Essa história é relatada na Bíblia, no capítulo 2 do Livro de São Mateus (ou O Evangelho, Segundo Mateus). Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Três Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro e é justamente durante este período que os ternos de Folia de Reis de Bocaiuva e região realizam a programação reconhecida por muitos como a maior manifestação cultural da cidade.

Já estão se apresentando pela cidade e comunidades rurais as folias de Morro Alto, Oncinha, Extrema, Roça Velha, Fifiu de Porções, São Gregorio, Campo Limpo (Eng. Navarro), Bom Jardim (Olhos D’água), Rio do Félix (Guaraciama) Dentre outras. Há também de se destacar,. dentro da programação da Folia de Reis, a tradicional Festa de São José de Alto Belo que é Considerada a mais autêntica do Brasil

A 35° Festa de Folia de Reis de Alto Belo acontecerá nos dias 14 e 15 de janeiro. O evento, realizado no distrito de Alto Belo, no município de Bocaiúva, propõe apresentações de ternos de folias, grupos de danças, catopés, teatro, shows com solistas de viola caipira, forró dentre outros estilos musicais. Na parte religiosa, a festa consistirá em levantamento do mastro e missa de santos reis com a celebração do Padre Edson. Também consta na referida festa, concursos de maior roedor de pequi, chupador de manga, limão e de rapadura. Ainda, corridas de jegue, porco, cachorro e galinhas, entre outras brincadeiras.  Seguindo a tradição, a visitação dos foliões de São José de Alto Belo já começou desde o início desta semana e vai até o dia de Santos Reis comemorado no dia 06 de Janeiro.

Um dos criadores do terno de foliões de Alto Belo, Tone Agreste, destacou que a Folia de Reis de Bocaiuva é a mais autêntica manifestação cultural da região.

Além disso, verifique

isaias alves

“O PONTO ALTO DA ADMINISTRAÇÃO!!”: Em Bocaiuva, Isaías Alves transformou a pasta de meio ambiente em um ponto alto da administração municipal.

O Ex-vereador não tinha muitos créditos em seu próprio grupo no início da gestão já ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Powered by rsena.com.br