HERBERT DE SOUSA (O BETINHO): Homenageado RSena da semana:

RSena presta “Homenagem da Semana” ao ilustre bocaiuvense Herbert de Sousa que se dedicou a lutar pela fim da fome e desigualdade social.

b_fome1

O homenageado desta Semana do Site RSena é o bocaiuvense Herbert de Souza ou simplesmente “Betinho”. Herbert José de Sousa nasceu em Bocaiuva no Norte de Minas Gerais junto com seus dois irmãos, o cartunista Henfil e o músico Chico Mário. Herdou da mãe a hemofilia e desde a infância sofreu com outros problemas, como a tuberculose. Graduou-se em Sociologia na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mobilizou-se contra a ditadura sem nunca esquecer as causas sociais. Porém, com o aumento da repressão, foi obrigado a se exilar no Chile. Durante o exílio teve reforçadas as suas convicções sobre a democracia a que ele julgava ser incompatível com o sistema capitalista. Anistiado, voltou ao Brasil.

Vírus da AIDS.

Em1986 Betinho descobriu ter contraído o Vírus da AIDS em uma das transfusões de sangue a que era obrigado a se submeter periodicamente devido à hemofilia. Dois dos seus irmãos, Henfil e Chico Mário, morreram em 1988 por consequência da mesma doença. Mesmo assim, Betinho não deixou de ser ativo até o final de sua vida, dizendo que a sua condição de soropositivo o forçava a “comemorar a vida todas as manhãs”.

Movimentos Sociais.

Em 1992, Betinho liderou o movimento pela Ética na Política, que culminou com o impeachment do então presidente Fernando Collor, em setembro do mesmo ano. Esse movimento plantou os alicerces do movimento Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida. A partir da participação de Betinho, o problema da fome e da miséria tornou-se visível e concreto para todos os brasileiros.

Morte.

Betinho morreu em 1997, já bastante debilitado pela AIDS. Deixou dois filhos: Daniel, filho do seu primeiro casamento com Irles Carvalho, e Henrique, filho do segundo casamento com Maria Nakano, com quem viveu por 27 anos.

Homenagens.

Betinho foi homenageado como “o irmão do Henfil” na canção “O Bêbado e o Equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc, gravada por Elis Regina. Em 2006 foi lançado o filme “Três Irmãos de Sangue”, sobre a vida dos irmãos Betinho, Henfil e Chico Mário. Em 2016 foi lançado também o documentário “A esperança Equilibrista” que aborda a vida do sociólogo engajado politicamente desde sua adolescência as questões sociais.

Betinho e Bocaiuva.

Em Bocaiuva, o pai de Betinho chegou a ocupar o cargo de prefeito da cidade em uma época onde o cargo não era tão cobiçado. Entre os anos de 1989 a 1992, na Administração do então Prefeito de Bocaiuva Alberto Caldeira foi inaugurado na cidade o “Centro Cultural Henfil” em homenagem ao Irmão de Betinho (Cartunista Henrique Souza Filho). Para homenagear o filho ilustre, a Câmara Municipal de Bocaiuva decidiu mudar o nome de uma das principais avenidas de Bocaiuva (Presidente Dutra) que passou a se chamar “Avenida Herbert de Souza”. Em Bocaiuva ainda residem parentes próximos ao Betinho como, por exemplo, Paulo Catatau (primo do sociólogo).

HOMENAGEM RSENA:

Figuras ilustres e que fizeram história merecem nosso reconhecimento. Herbert de Souza (O Betinho) é gente da gente e sua história se confunde com a história do nosso povo, da nossa cidade. Por isso o mesmo é o homenageado desta semana no Site RSena.

Além disso, verifique

IMG-20231218-WA0171

“DE BOCAIUVA PARA O BRASIL… CONHEÇA GABRIEL FRANCO!”: Jovem empresário, o promissor Gabriel Franco tem inovado no setor de saúde com a Franco Health:

No cenário empresarial atual, destaca-se a figura do jovem empreendedor Gabriel Franco, fundador e proprietário ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Powered by rsena.com.br