A TRAJETÓRIA DA VITÓRIA: Em Guaraciama, RSena mostra como Rafael Veloso conseguiu se eleger Prefeito da cidade.

O Advogado se mostrou astuto e de forma objetiva conseguiu ser mais convincente que o adversário.

rafael
Rafael Veloso (Camisa Vermelha) comemorando a vitória ao lado do Vereador Ronivon da Paixão (Camisa Laranjada)

Até o mês de Março deste ano (2017), o Advogado Rafael Veloso não imaginava, se quer, que iria concorrer a algum cargo eletivo e, por ironia do destino, cerca de 30 dias depois, o mesmo se consagra o mais novo Prefeito eleito de Guaraciama MG. Não é para menos que a noite do último Domingo (07/05) foi de muita festa para o chamado “Grupo do 15” de Guaraciama. O Site RSena faz aqui um resumo da trajetória vitoriosa do mais jovem Prefeito Eleito da historia de Guaraciama.

Rafael Veloso tem 30 anos, é Advogado e filho de Carlucio Veloso o qual no ano passado (2016) formou chapa com o Ex-prefeito Adevaldo Praes na disputa pelo executivo local. Carlucio, que a época era candidato a Vice-prefeito, viu sua chapa ter mais votos que o adversário (Filomeno), porem não pôde assumir devido os votos da coligação “Unidos pelo Progresso de Guaraciama” terem sido anulados depois que a Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura de Adevaldo por supostas irregularidades na prestação de contas do Município a época em que Adevaldo foi Prefeito da cidade. Com as eleições 2016 anuladas em Guaraciama, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou que no dia 1°de Janeiro 2016 o Presidente da Câmara Municipal assumisse o cargo de Prefeito até a convocação de nova eleição. Com isso Azemar Cardoso, que foi eleito o chefe do legislativo, automaticamente assumiu a Prefeitura. No mês de Março finalmente o TSE colocou um fim nas expectativas determinando ao Cartório Eleitoral da Comarca de Bocaiuva o agendamento para a realização da chamada “Eleição Suplementar” que definiria em definitivo o Prefeito e o Vice que iriam comandar o Município Guaraciamense até o fim deste mandato. O cartório eleitoral convocou a eleição para o dia 07 de Maio sendo que no mês de Março foi realizada as convenções partidárias onde os partidos apresentariam os nomes dos seus candidatos.

Adevaldo Praes não podia se candidatar e então lançou o seu aliado Tião Noronha para Prefeito, mas a indicação de Noronha não agradou parte do grupo do Ex-prefeito que insatisfeitos resolveram lançar outro nome. Desta feita, coube a Rafael Veloso a incumbência de ser o candidato da ala insatisfeita com a indicação feita por Adevaldo. O nome de Rafael surgiu nos últimos dias de prazo para encerrar as convenções e como seu Vice foi escolhido Nilton Cesar (Tim) que foi Vice-Prefeito de Guaraciama no mandato passado. Além da chapa de Rafael, outros quatro candidatos a Prefeito se apresentaram (Zemar Cardoso do PSL, Lucas Teixeira do PSB, Tião Noronha do DEM e Filomeno Figueiredo do PSDB). Logo nos primeiros dias Lucas Teixeira desistiu da disputa e não demorou muito para Zemar Cardoso também tirar o “time de campo”.

Mesmo com desistência de dois adversários, ainda sim existia um serio problema para aqueles que queriam mudança, afinal o grupo oposicionista estava rachado com as candidaturas de Rafael e Tião Noronha, ambos do mesmo grupo, porem com as mesmas intenções (ser Prefeito). A candidatura de Rafael ganhou muitos adeptos e se consolidava a cada dia. Percebendo a ascensão de Rafael, Tião Noronha acabou também por desistir da campanha e, assim como fez o seu aliado Adevaldo Praes, declarou apoio a Rafael.

Com apoios consolidados restava ao jovem Rafael superar o experiente Filomeno. O Advogado se mostrou astuto e de forma objetiva conseguiu ser mais convincente que o adversário. Rafael aboliu o discurso de ódio e fez uma campanha voltada ao diálogo. O mesmo teve paciência e esperou a hora certa para agir e assim conseguiu levar para sua base apoios importantes que até então eram do seu adversário.

O resultado das urnas foi semelhante aos números dá eleição 2016, porem o vencedor desta vez é um jovem Advogado de apenas 30 anos que terá como desafio comandar a Cidade guaraciamense com seus cerca de 5 mil moradores no perímetro urbano e nas Comunidades Rurais. O candidato do PMDB venceu a eleição suplementar  com 51,69%, o equivalente a 2.048 dos votos válidos e colocou fim no revezamento de poder entre apenas dois nomes (Filó e Adevaldo) que perdurava a mais de 20 anos desde quando o município foi emancipado. O representante do PSDB, Filomeno Afonso Figueiredo, obteve 48,31%, correspondendo a 1.914 votos e teve interrompido o desejo de exercer o seu terceiro mandato.

 Rafael mostrou que é bom de articulação e de voto, mas a partir de agora o mesmo tem três anos e sete meses para mostrar ao povo de Guaraciama que é bom também em  administração.

Além disso, verifique

IMG_20230814_210422

“MAIS UM ACIDENTE!”: Em Guaraciama, MG que liga ao município de Bocaiuva tem novo registro de acidente envolvendo veículo e animal na pista.

Primeiras informações dão conta de que um veículo leves colidiu com um cavalo que transportava ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Powered by rsena.com.br