A INVASÃO DOS PERNILONGOS: Em Bocaiuva, pernilongos causam incômodo a população.

Enquanto não existe uma sinalização para uma possível solução, a população vai se virando como pode para não perder noites de sono.

Pernilongo ou Muriçoca??? O nome é o de menos, o fato é que, entre zumbidos e picadas, esse pequeno inseto tem tirado o sono de toda a população bocaiuvense. O motivo da infestação de pernilongos na cidade pode ser explicado em razão das últimas chuvas que têm caído. Bocaiuva, já há algum tempo, vem despejando o esgoto em rios e córregos que circundam a Cidade. Estas áreas e seus entornos são perfeitos para a proliferação dos insetos e com as chuvas os mesmo acabam se espalhando pelo perímetro urbano. Prova disso é que o local onde os moradores mais sofrem com os pernilongos são nas proximidades da Igreja Sagrado Coração de Jesus, passando pela Estação Ferroviária até a linha férrea sentindo a Rima industrial. Nestas áreas a situação é insustentável e não é para menos, pois ficam próximas aos córregos e rios onde são despejados o esgoto.

A Administração Municipal informou que no momento não é possível viabilizar o chamado “carro fumacê”, pois, segundo o Departamento de controle, a Secretaria Estadual de Saúde só libera o veículo em casos de epidemias de dengue. Enquanto os rios continuam poluídos e a Administração Municipal não sinaliza com uma solução, a população vai se virando como pode para conseguir dormir e não perder noites de sono.

DICAS E SOLUÇÕES:

Segundo especialistas, produtos ou venenos para matar o mosquito pode ser prejudicial também a saúde dos moradores. O mais indicado seria a utilização de ventiladores ou o ar condicionado. O ventilador pela sua capacidade de desestabilizar o vôo do mosquito, já ar condicionado por diminuir a temperatura ambiente deixando o local desproporcional aos mosquitos que não suportam temperaturas baixas. Uma dica mais barata e caseira seria exalar no ambiente da casa o cheiro de folhas de mamonas (é só amassar as folhas dentro do quarto para o cheiro se espalhar), porém tal medida pode ser contra-indicada para algumas pessoas

VOCÊ SABIA???

Com relação aos pernilongos, as fêmeas, por precisarem de sangue para produzir seus ovos, são as responsáveis pelas dolorosas picadas e pelas manchas avermelhadas que se espalham pelo corpo. Só elas picam, pois se alimentam de sangue. Os machos comem a seiva e o néctar de algumas plantas.

Além disso, verifique

IMG-20231220-WA0198

“NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA… QUEM É ODAIR CANTOR”: Em Bocaiuva, Vereador foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Bocaiuva MG para o ano de 2024.

Odair Cantor surpreendeu e venceu Toninho de Lídio em votação apertada para Presidente da Câmara ...

Powered by rsena.com.br