COLUNA DO PAULO BRANDÃO: Prefeitura fechará o Centro de Artesanato.

A Prefeita Marisa Alves editou, no dia 23 de janeiro, o Decreto nº 6766/2018, determinando o fechamento por tempo indeterminado do espaço público.

wp-1517492629025-1693743012.jpg

img-20180130-wa00411086210365.jpgPor: Paulo Brandão (Jornalista do Jornal Bocaiuva em Notícias):

Na manhã da ultima Terça-feira (30), artesãos e os responsáveis pela cantina do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais Maurício Antônio de Figueiredo foram surpreendidos com a notícia do fechamento daquele espaço público. Entretanto, a Prefeita Marisa Alves editou, no dia 23 de janeiro, o Decreto nº 6766/2018, determinando o fechamento por tempo indeterminado do espaço público (conforme imagens abaixo).

Um “chute” na memória, na história e na cultura do povo bocaiuvense, assim disse um dos familiares do saudoso Maurício Antônio de Figueiredo, que dá nome ao Centro de Artesanato. Maurício foi secretário de Cultura do município na gestão do ex-prefeito Ricardo Veloso, no ano de 2009 a 2010, e promoveu inúmeros projetos à frente da secretaria.

“Porque fechar o Centro de Artesanato? Esta é a pergunta de um artesão que não quis se identificar. “Entendemos a necessidade do processo licitatório e adequações do local, mas se fechar o prédio ele será depredado e esquecido. Seria melhor reformá-lo como dizem e deixar funcionando. Ninguém nos procurou para reorganizar para dar apoio à associação. Aqui, (Centro) seria o melhor local para a comercialização”.

Cantina

Patrícia Alves, que explora a cantina e está de acordo com realização do processo licitatório da Cantina do Centro expôs a sua indignação em uma rede social, pontuando o descaso da atual administração com o espaço. Ela afirma em sua postagem que a atual gestão numa postura equivocada e intransigente não está preocupada com as famílias que de lá tiram o seu sustento. “É um absurdo saber que o espaço onde os artesãos têm suas obras de arte e expressão será fechado dessa forma. Entristece saber que isso está sendo feito de uma forma prepotente, uma vez, que nenhum dos artesãos ou responsáveis (presidente da associação dos artesãos) práticos e diretos do espaço foram convocados a se reunir com o secretário de Cultura ou órgão responsável pela Prefeitura. É uma forma de acabar com a cultura do povo, quando se vai esvaziando os espaços de expressão de cultura e tradição popular”, afirmou Patrícia Alves.
Nas redes sociais, populares repreenderam a atitude da atual administração em relação ao fechamento do espaço. Muitos opinam de forma negativa e definem o ato como perseguição política.

O que diz a Prefeitura

Em nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal diz que desde a administração anterior, o Centro de Artesanato não vem atendendo a sua finalidade. Há pouca utilização de suas dependências pelos artesãos para comercialização de seus produtos. E, mesmo com a pouca utilização do local pelos artesãos, a Administração Municipal tem arcado com todas as despesas, tais como: energia, água e internet, além de manter um vigia e funcionário de limpeza no local.

Há ainda o fato de que não está tendo o devido pagamento à Prefeitura pela exploração do restaurante ali existente, o qual é explorado por terceiros, mas sem a devida contrapartida ao município, o que vem desde a administração anterior, pois não fora feito na época a devida e efetiva contrapartida social à comunidade com altos custos de manutenção pelo município.

Assim, a administração optou pelo fechamento temporário. Com os projetos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a realização da necessária manutenção do prédio, o Centro de Artesanato poderá ser reaberto atendendo da forma mais ampla e possível a toda a comunidade para a exposição e comercialização do artesanato de Bocaiuva, inclusive com o restaurante podendo ser explorado por terceiros após a realização do competente procedimento licitatório.

Além disso, verifique

Câmara-Bocaiuva

“NEM UM ‘MUITO OBRIGADO’!” Atual administração de Bocaiuva faz silêncio sobre devolução histórica da Câmara Municipal.

Prefeitura recebeu 2 milhões de Reais devolvidos pela Câmara Municipal, porém “boa vontade” do legislativo ...

Powered by rsena.com.br