Informações repassadas à reportagem do Site RSENA pelo Secretário de Saúde de Guaraciama, Eron Santos, dão conta de que o município irá realizar uma etapa de vacinação contra a Covid-19 nesta quinta feira (05) e outra na sexta feira (06). Convocados são moradores de 40 e 39 anos (quinta feira) e de 38 anos ou mais (sexta feira):
RSENA 04/08/21 às 16:14hs
O Secretário de Saúde do Munícipio de Guaraciama informou ao Site RSENA que o município irá realizar ainda esta semana duas etapas da vacinação contra a Covid-19. As imunizações com a 1ª dose acontecem nesta quinta (05) e sexta (06). Os populares convocados para receberem as doses da vacina nesta quinta feira (05) são todos aqueles de 39 e 40 anos (com ou sem comorbidades). Já na sexta feira (06) os convocados são todos com 38 anos ou mais (com ou sem comorbidades). A vacinação se inicia as 07h da manhã e vai até as 16h na sala de vacinação da UBS São João Batista.
Recentemente Eron Santos esclareceu o fato de Guaraciama está com a faixa etária de imunização mais lenta que as demais cidades da comarca. Enquanto Bocaiuva, Olhos D’água e Francisco Dumont já imunizaram os populares de 30 anos ou mais, Guaraciama ainda irá vacina os populares de 40 anos. Eron disse que, ao contrário de outras cidades, Guaraciama está seguindo rigorosamente as recomendações do PNI (Plano Nacional de Imunização) e que, embora esteja ainda na imunização dos 40 anos, é a única cidade da comarca que já imunizou todos os seus profissionais da educação, todos os profissionais da saúde e todos os moradores com comorbidades acima de 18 anos.
Além disso, segundo Eron Santos, as etapas da vacinação em Guaraciama não são feitas pelo Drive Thru, mas sim com os populares indo aos postos de saúde local, onde o morador identificado no cadastro como ausente é procurado em sua casa ou na sua comunidade rural para receber a vacina fazendo com que ninguém fique sem se vacinar. Pelo fato de já ter vacinado todos os profissionais da Educação, da Saúde e todos os moradores com 18 anos ou mais com comorbidades, Eron acredita que, a partir de agora, a faixa etária de vacinação deve avançar de forma mais veloz, pois segundo ele, muitos que serão convocados em idades inferiores aos 43 anos já receberam o imunizante em outras convocações por fazem parte do grupo prioritário estipulado pelo PNI.
VÍDEO DESTA SEMANA: ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O GOVERNADOR DE MINAS GERAIS, ROMEU ZEMA: