Ao contrário do que se viu nos últimos anos, Bocaiuva atravessa 2021 sem problemas com alagamentos de grandes proporções nas ruas. Diretor do SAAE atribui a questão aos trabalhos preventivos que a autarquia realizou no primeiro semestre do ano com força tarefa para limpeza de tubulações e “bocas de lobo”:
RSENA 20/11/21 às 14:47hs
Os trabalhos de limpeza de tubulações e “bocas de lobo” realizados pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Bocaiuva (MG), ainda nos primeiro meses deste ano, parecem ter dado certo. A “prova de fogo” aconteceu na madrugada desta segunda feira (20) quando o perímetro urbano registrou chuvas torrenciais durante boa parte da noite. Ao contrário do que se viu nos últimos anos, desta vez, segundo informações repassadas ao Site RSENA pelo chefe da Defesa Civil de Bocaiuva, Antônio Vieira, não houve nenhuma ocorrência no departamento dando conta de ruas alagadas ou casas invadias pelas águas das chuvas.
A reportagem do Site RSENA também conversou com o diretor do SAAE, Marcos Torres (Kim). O mesmo também confirmou as informações repassadas pela Defesa Civil Municipal e atribuiu os bons resultados ao planejamento montado no início de sua gestão para desobstruir tubulações e realizar a limpezas de “bocas de lobo”. Marcos Torres também salientou a importância da campanha educativa realizada pela autarquia onde levou aos populares um melhor entendimento de que a limpeza da cidade deve ser praticada por todos. Segundo ele, é preciso que paralelo aos trabalhos do SAAE, os populares continuem se conscientizando em não jogar lixo ou entulhos na ruas, pois tais objetos sempre vão para as “bocas de lobo” e acabam entupindo as tubulações.
MORADORES DO BAIRRO CACHOEIRINHA PEDEM SOCORRO:
Se por um lado o SAAE de Bocaiuva apresentou bons resultados durante o período chuvoso, por outro não se pode dizer o mesmo da Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Bocaiuva (MG). Na manhã desta segunda feira (20) vários moradores enviaram a redação do Site RSENA imagens que mostram ruas e estradas rurais em condições precárias. Em destaque para a situação complicada vivenciada pelos moradores do Bairro Cachoeirinha. A estrada que leva ao bairro não tem pavimentação asfáltica e está quase que intransitável. Nas estradas rurais o destaque é para a estrada de sentinela onde os usuários relatam dificuldades no ir e vir. A reportagem do Site RSENA conversou com o Secretário Municipal de Obras que apresentou soluções para os problemas. Clique aqui e confira a reportagem completa.
Quanto custa uma matéria?
Pq essa ai, ta na cara. Claro q Bocaiuva, embora constantes, não teve chuva com a mesma expressão dos anos anteriores.
A proporção de chuvas ainda foi um pouco menor em referência ao ano passado e mesmo assim tivemos alagamentos ontem 23/12 nos mesmos pontos. É preciso um planejamento muito mais preciso não haver esse tipo de reincidência.