Em meio as dificuldades, Secretária de Cultura se destaca com projetos interativos.
Em meio a disputas políticas dois projetos culturais vem ganhado a atenção dos navarrenses. Trata-se do “Som na Praça” e o “Cinema Rural”. Ambos os projetos são coordenados pela Secretaria de Cultura de Engenheiro Navarro.
Segundo o Secretário Romair Silva, cada projeto tem sua peculiaridade, mas ao final atingem o mesmo objetivo no sentido de levar arte e cultura aos cidadãos navarrenses além de valorizar o artista local.
No caso do “Cinema Rural”, segundo Romair, o evento se destaca na pasta cultural uma vez que as atividades culturais não ficam restritas apenas ao perímetro urbano, mas também as comunidades ruarais e distritos.
“Trata-se de uma forma de unir as pessoas em torno de uma programação de filmes interativos onde os populares tem a oportunidade de estarem mais próximos uns dos outros em um clima de muita descontração” Disse o secretário a reportagem do Site RSena.com.

No caso do projeto “Som na Praça” Romair Silva destaca a necessidade de se valorizar o que ele chama de “pratas da casa” que são os artistas da terra. Segundo ele muitos talentos estão sendo amparados pelo projeto e cada artista tem o seu espaço para mostrar seu talento.
Os projetos “Som na Praça” e “Cinema Rural” são realizados de forma distintas em horários, datas e locais diferentes tanto no perímetro urbano quanto nas comunidades rurais. Romair definiu ambos os projetos como a menina dos olhos da Secretaria de Cultura navarrense ao qual possibilita uma mistura de interação da platéia e a valorização dos artistas que residem na cidade.