Responsável disse desconhecer tais fatos e que ao contrario do que esta sendo relatado, a escola tem garantido sim o acesso dos alunos com deficiência com conforto e segurança.
A acessibilidade se trata do fácil acesso das pessoas com deficiência ou com dificuldades de locomoção nas vias, prédios e espaços públicos das cidades. O tema tem como objetivo conscientizar as autoridades políticas a fim de garantir o direito de ir e vir ao cidadão com dificuldades de locomoção. No entanto em algumas cidades a preocupação com os deficientes parece não fazer parte do planejamento administrativo. É o que parece ocorrer na cidade de Guaraciama onde alguns professores da Escola Municipal procuraram a reportagem do RSena para relatarem o que as dificuldades enfrentadas pelos alunos portadores de deficiência física.
Recentemente estes professores também denunciaram o problema e algumas melhorias foram realizadas na escola, mas ainda sim, segundo os mesmos, de maneira muito superficial sendo que na parte interna do colégio a dificuldade dos alunos deficientes tem sido grande. A situação tem gerado desconforto não só aos alunos, como também aos professores, haja visto, a demanda de tempo e a mobilização que tem que ser feita para garantir o acesso do estudando nas salas de aulas ou nas atividades recreativas. Os professores pedem providências em caráter de urgência a fim de que os alunos com deficiência física possam ter mais conforto e comodidade no ambiente escolar.
Segundo uma das professoras a situação é preocupante e a falta de acessibilidade dentro da escola pode ter conseqüências serias dada a falta de estrutura e improviso com o qual os educadores precisam conduzir os alunos na tentativa de vencer os obstáculos de infra-estrutura.
Por outro lado, um cidadão que não quis se identificar disse a nossa reportagem que a escola está muito bem cuidada e os alunos bem instalados. Segundo o morador, os alunos com deficiência recebem toda assistência e que inclusive uma professora de apoio foi contratada exclusivamente para trabalhar com essas crianças. O mesmo acredita que a denúncia se dê mais por uma questão política do que a necessidade de melhoras no prédio da escola haja visto o fato da escola ser de responsabilidade da prefeitura de Guaraciama.
A reportagem do site www.rsena.com.br entrou em contato com a Chefe do departamento de educação em Guaraciama Simone. A mesma disse desconhecer tais fatos e que ao contrario do que esta sendo relatado, a escola tem garantido sim o acesso dos alunos com deficiência com conforto e segurança. Simone falou a nossa reportagem que rampas para os cadeirantes foram instaladas, que um profissional específico aos cuidados dessas crianças foram contratados e que a intenção é angariar recursos para que o ambiente seja modificado ainda mais de modo a atender a todos os alunos das escolas Municipais.
Contato desse cadeirantes que está sofridos muito meu deus tenham dor gente que não tem responsabilidade tem que ajudar o cadeirantes porque senão pode ser um parente de vc poder ficar desse jeito tb. Lembrar se vc estiver deus no coração vc nunca abandona um cadeirantes.