Na inauguração percebeu-se a ausência, em grande parte, dos moradores da própria comunidade.
A semana que passou foi marcada por uma inauguração importante no maior distrito pertencente a Bocaiúva. Engenheiro Dolabela finalmente recebeu a Unidade Básica de Saúde “Diomesio Pimenta”. A obra custeada com recursos do Governo em parceria com a Prefeitura Municipal de Bocaiúva já deveria ter sido entregue desde o ano passado, mas segundo a prefeitura, houve atrasos no repasse de verbas e por algumas vezes a obra ficou paralisada o que justificou o atraso na inauguração.
O nome Diomesio Pimenta dado a UBS é uma justa homenagem ao ex-líder comunitário “dolabelense” e vereador que morreu por complicações de saúde recentemente.
Na inauguração percebeu-se a ausência, em grande parte, dos moradores da própria comunidade. Segundo um dos presentes, o Sr. Adenilton Tavares (Adenilton da Creche), a maioria dos que foram prestigiar a entrega do prédio eram pessoas de Bocaiúva que trabalham na prefeitura ou membros do grupo político do prefeito. Para Adenilton a ausência dos “dolabelenses” mostra que a população do distrito, mesmo com uma inauguração importante, não perdoou a Administração Municipal pelas promessas não cumpridas feitas pelo prefeito e seu grupo político nas últimas eleições municipais de 2012. O mesmo relatou ao site www.rsena.com.br a situação de abandono a que estão Submetidos o povo de Dolabela:
“Com a inauguração da UBS, os funcionário vieram aqui alguns dias antes e capinaram o mato, limparam algumas ruas para tentar disfarçar a real situação do distrito. A população certamente se sentiu ofendida com isso e boicotou o evento. Quem esteve presente na inauguração foram pessoas que fazem parte do grupo político do prefeito” Disse Adenilton.
Adenilton é professor em uma escola pública de Engenheiro Dolabela e para ele a entrega do Centro de Saúde deve ser bem recebida pela população, no entanto o mesmo alerta que o prédio por si só não resolve os problemas na área da saúde enfrentada pelo cidadão sendo necessário a contratação de mais médicos para atender a grande demanda.
“O problema de Engenheiro Dolabela é a falta de médicos. Um distrito maior que muitas cidades brasileiras e onde temos que viajar 50km até Bocaiúva para buscar um atendimento devido não termos aqui um médico 24hs é o cúmulo do absurdo”. Disse Adenilton.
O CONTRASTE
Se em Dolabela a população vê uma luz no fim do túnel com a inauguração da UBS, o mesmo não se pode dizer do perímetro urbano de Bocaiúva onde o atendimento no Hospital Dr. Gil Alves nunca esteve tão ruim. Na maioria das vezes o paciente fica esperando por atendimento por longas horas e só depois é informado que não há médicos para atendê-lo. Recentemente uma moradora do bairro Pernambuco na Rua BH relatou a sua revolta quando precisou de atendimento para o pai. Segundo ela ao questionar a demora, a atendente havia lhe dito que não poderia fazer nada, pois a médica de plantão
estava dormindo e havia pedido para não ser incomodada.
As reclamações têm sido constantes e a revolta muito grande. Muitos dos pacientes têm acionado a polícia e relatado o problema em Boletim de Ocorrência. Segundo informações internas dos próprios funcionários do hospital, as condições de trabalho são precárias e os profissionais estão sendo impedidos até mesmo de fazerem o lanche com os produtos do hospital. Os nervos estão à flor da pele e funcionários e pacientes chegam a trocar insultos na luta por atendimento.
“O paciente quer ser atendido enquanto que o funcionário quer atender, mas nem um dos lados tem sucesso devido a ausência de médicos. Os dois lados (paciente e funcionários) ficam no limite e o resultado acaba sendo o confronto entre ambas as partes”. Disse um atendente que não quis ser identificado.