Dentre os guaraciamenses quem mais sofre com o desemprego são as mulheres.
A situação não está fácil pra ninguém, mas o atual cenário econômico brasileiro faz com que algumas cidades sofram mais que outras. Em Guaraciama, por exemplo, quem está sofrendo um duro golpe são os jovens que penam com a falta de oportunidade de emprego na cidade. Até 2012 o comércio local guaraciamense vivia uma pequena expansão, mas mesmo assim as ofertas de trabalho dentro do perímetro urbano eram tímidas e muitos moradores tinham que trabalhar nas fazendas que cercam a cidade ou então ir até a vizinha Bocaiúva buscando novas oportunidades.
A grande oferta de trabalho principalmente aos jovens de Guaraciama fora do limite territorial da cidade se dava na empresa Rima Industrial em Bocaiúva, mas a empresa também vem enfrentando dificuldades e as contratações diminuíram consideravelmente. Com isso muitos pais de famílias guaraciamenses estão cada vez mais deixando a cidade para se aventurarem em grandes centros a procura de um bom mercado de trabalho.
OTIMISMO COM UM FUTURO MELHOR
Outros mais otimistas esperam o fim da crise realizando apenas alguns “bicos” para sobreviverem até conseguirem algum emprego por perto. Recentemente foi realizado em Guaraciama o concurso público que abriu cerca de uma centena de vagas de trabalho. Os candidatos foram muitos, mas existe uma estimativa que vários dos aprovados não são de Guaraciama e sim de Bocaiúva ou Montes Claros.
SEXO FEMININO É O QUE MAIS SOFRE
Dentre os guaraciamenses quem mais sofre com o desemprego são as mulheres. Para elas conseguirem emprego em época de expansão já era difícil e agora que o período é de recessão ficou quase impossível. Sem contar que para as mulheres a situação é mais complicada onde as mesmas enfrentam, ao contrário dos homens, grandes dificuldades e obstáculos para desbravarem o mercado de trabalho em outros centros.
O resultado para a falta de oportunidade de trabalho em Guaraciama é a ociosidade de muitos moradores que ficam a espera de que a crise possa passar e que a região possa voltar a ser promissora no mercado de trabalho permitindo lhes buscar emprego e renda sem ficarem tão distantes de suas famílias ou cidade.
Gostaria de saber a respeito da instalaçao de uma ceramica em guaraciama….