Muita coisa mudou no cenário político navarrense onde personagens importantes e velhos conhecidos da política local ficarão de fora.
Há dois anos a expectativa era de que a briga pela prefeitura navarrense ficasse apenas ente dois grupos políticos. De um lado o grupo da situação liderado pelo prefeito Paulo Afonso e Seu vice Liu da Copasa, do outro lado, o grupo da oposição liderado por Sileno. Mas nem Sileno, nem Paulo e nem Liu, o povo decidiu pelo estreante Gê da Saúde. Com isso impediu-se o retorno de Sileno, a continuação de Paulo e a tentativa de Liu, este último (Liu), não teve a oportunidade de se candidatar a prefeito e se lançou vereador, porém sem sucesso. Mesmo tendo boa votação, o partido de Liu não conseguiu fazer legenda e o vice-prefeito ficará de fora do legislativo.
Outro também que ficou de fora da Câmara Municipal foi o vereador Sidney que não conseguiu se reeleger. Cada qual têm suas justificativas. O Vereador Sidney afirma que a população interpretou de maneira errada e equivocada o seu trabalho de fiscalização, mas se sente tranquilo, pois fez o que foi melhor para o povo.
Liu da Copasa se disse prejudicado pelo fato de nenhum outro partido ter aceitado coligar com o partido dele (PMDB). Segundo Liu, os colegas de grupo tinham uma visão de que ele estava forte e tinham medo da coligação eleger apenas um candidato. Liu teve mais votos do que alguns vereadores eleitos, mas com o PMDB sozinho não conseguiu atingir o número de votos para a chamada legenda.
Paulo Afonso, mesmo com a máquina pública em mãos, o que em síntese deixaria sua candidatura com mais evidência, também saiu derrotado amargando o último lugar dentre os três candidatos ao executivo. O atual prefeito alega que os problemas internos de grupo tiraram o foco das eleições.
Já Sileno, que perde sua segunda eleição consecutiva, culpa o adversário ao qual, segundo ele, jogou sujo durante o processo eleitoral realizando compras de votos e usando o hospital de Bocaiuva para atrair o eleitor.
Justificativas a parte, o fator é que muita coisa mudou no cenário político navarrense onde personagens importantes e velhos conhecidos da política local ficarão de fora. Agora resta saber se a mudança será pra melhor ou pior.