Distrito de Alto Belo está sem energia elétrica desde o ultimo domingo do dia 13. Na comunidade de Landim, a falta de energia elétrica já dura 07 dias.
Os moradores de Comunidades rurais e distritos pertencentes a Bocaiuva sofreram nos últimos meses com a falta de chuva, mas passado o período de seca, a população sofre agora é com a falta de energia elétrica e transporte escolar. O distrito de Alto Belo, por exemplo, está sem energia elétrica desde o ultimo domingo do dia 13. Segundo o morador Gilson da Sucam, um funcionário da Cemig foi até o local por volta das 15 horas de Domingo e até conseguiu regularizar a situação, porem passados dez minutos, os relógios de energia desarmaram e desde então, famílias da Avenida Clemência Azevedo e Ruas dos Foliões e Travessa dos Foliões estão sem energia. Esses moradores cobram o restabelecimento do referido sistema elétrico uma vez que alguns estão com produtos alimentícios perdendo por falta de funcionamento das geladeiras. Quem também reclama a falta de energia são os comerciantes que estão impossibilitados de negociarem seus produtos e alguns já começam a contabilizar prejuízos em decorrência de produtos perdidos. Na comunidade de Landim o problema é ainda maior e, segundo moradores, a falta de energia elétrica já dura 07 dias.
Transporte escolar
Outro problema enfrentado pelos moradores das comunidades rurais e distritos é com relação ao transporte escolar. Apesar das informações de que o Governo de Minas teria liberado recursos para a manutenção do transporte, em Bocaiuva, esses serviços ainda continuam causando reclamações dos pais de alunos. É o caso de Extrema, por exemplo, onde segundo a mãe de um dos alunos, Luciana, há cerca de duas semanas as crianças estão perdendo aulas pela falta do referido transporte público. A comunidade inclusive já está se mobilizando para encaminhar um abaixo-assinado a promotoria pública de Bocaiuva pedindo providências.
Respostas
O problema do transporte escolar não é uma exclusividade da comunidade de extrema e atinge também outras comunidades. A reportagem do RSena entrou em contato com a Secretaria de Educação de Bocaiuva que transferiu a responsabilidade para secretaria de transporte. Na secretaria de transporte o responsável não foi encontrado para falar sobre o assunto.
Com relação a energia elétrica, a nossa reportagem entrou em contato com o atendimento da Cemig que informou que desde domingo já havia emitido a ordem de serviço para Alto Belo e que a realização da manutenção é realizada por uma empresa terceirizada não sabendo explicar o motivo pelo qual o ajuste ainda não havia sido realizado.
Contraste.
Se a energia elétrica está em falta em Alto Belo, em outros distritos a mesma parece estar sobrando. Em Engenheiro Dolabela os moradores estão assustados, pois segundo os mesmos, quando chove o gramado da praça central começa a dar descarga elétrica provocando choque em quem frequenta ou passa pelo local. Segundo a moradora Kesia Karyene, o fato vem ocorrendo depois que a Prefeitura de Bocaiuva adicionou novos refletores no local. Em contato com a Prefeitura Municipal, nossa reportagem foi informada de que uma equipe já está incumbida de averiguar os acontecimentos. Os moradores estão preocupados uma vez que os mesmos relatam a morte de um animal vitima da descarga elétrica.