Após várias discussões, ficou definido que não haverá mais filas para as matrículas e que o critério de escolha para estudar no horário desejado será feito por sorteio.
A inspetora Maura Rita de Souza da Secretaria Regional de Educação do Norte de Minas se reuniu nesta Quinta Feira (08/12) com diretores das Escolas da Rede Estadual de Ensino do Município de Bocaiuva. Um dos assuntos tratados foi com relação as filas em portas de escolas para conseguir matriculas no período matutino (manhã). A maior preocupação seria na Escola Estadual Professor Gastão Valle onde a demanda de alunos requisitando vagas no período da manhã é muito grande e onde pais de alunos dormem na fila em uma espera que chega a durar 05 dias. A diretora da Gastão Valle, Nilma Rodrigues, considera o critério para as matrículas desumano aos pais de alunos e constrangedor para a escola. Outro problema, segundo Nilma, é que alguns pais de estudantes estariam pagando outras pessoas para dormirem na fila o que gerava uma concorrência desigual privilegiando quem tinha condições financeiras. Por estes motivos, diretores das escolas estaduais solicitaram audiência com representantes da Secretaria Regional de Educação para buscar soluções a fim de eliminar as filas nas portas dos colégios.
A reunião aconteceu na manhã desta Quinta Feira no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Bocaiuva no Departamento de Educação. Após várias discussões, ficou definido que não haverá mais as filas para matrículas e que, a partir de agora, as inscrições seriam feitas normalmente por todos os pais que desejam matricular seus filhos em determinada instituição de ensino, porem com sorteio para definir quais os matriculados irão estudar no período da manhã de acordo com sua conveniência.
ENTENDA COMO VAI SER A PARTIR DE AGORA:
O critério é simples. Os pais interessados em matricular seu filho em determinada escola deverão primeiramente fazerem as matriculas na intuição desejada não havendo necessidade de filas uma vez que, segundo a Inspetora da Secretaria de Educação, é obrigação do estado acolher todos os estudantes. No ato da matricula cada responsável irá especificar em qual horário deseja que o filho estude. Ao final de todas as matriculas, a escola fará um levantamento para constatar se o numero de vagas em cada horário atende o desejo de todos os requerentes. Caso o numero de alunos ultrapasse o numero de vagas possíveis naquele período estipulado pelos pais, serão feitos os sorteios para definição dos nomes que terão prioridade de estudar no horário escolhido.
Exemplo: Se na Escola foram disponibilizadas 100 vagas para o período da manhã e ao mesmo tempo 120 dos matriculados optaram por estudar neste mesmo período, então será realizado o sorteio para definir os nomes que irão compor as 100 vagas disponibilizadas e os outros 20 alunos serão remanejados para uma segunda opção de escolha, desta vez, nos períodos vespertino ou noturno.
A diretora Nilma disse que não existe tempo hábil para usar outro critério de escolha como, por exemplo, a de aplicação de provas e que o critério de sorteio pode não ser o mais justo, mas para as atuais circunstâncias é o processo de seleção mais correto no sentido de se evitar um esforço sobre-humano de pais que ficam na fila debaixo de chuva e sol por 05 dias na esperança de conseguir uma senha para fazer a matricula do filho.
DATAS E HORÁRIOS:
As matriculas, segundo a diretora, serão feitas a partir da próxima Segunda Feira dia 12/12/16 e os sorteios para seleção dos horários acontecerão no dia 23 de janeiro as 08HS da manhã nas escolas Gastão Valle e Zinha Meira e as 10HS da manhã nas escolas Genesco Augusto, Américo Caldeira e Antônico Soares. Os sorteios acontecerão mediante a presença dos inspetores da Secretaria Regional de Educação a fim de dar mais transparecia ao processo. Desta feita não há mais necessidade dos pais de alunos dormirem ou aguardarem em filas. Os mesmo podem se dirigir as Escolas onde desejam matricular seus filhos a partir desta Segunda Feira. Somente depois do processo de matriculas os nomes serão destinados ao sorteio dos horários.
O repórter da emissora Radio Clube de Bocaiuva, Antonio Célio, entrevistou a inspetora Maura Rita de Souza da Secretaria Regional de Educação do Norte de Minas. Veja abaixo o que ela disse:
no momento é o critério mais justo. para se estudar de manhã. o ideal mesmo seria uma prova de seleção. agora os pais ter que pagar de 300 a 400 reais para alguém ficar na fila para conseguir uma senha para que seu filho possa estudar de manhã. É uma vergonha!.neste país de corruptos onde sempre quem paga a conta é o pobre.
Só tem vagabundo e Zé drouguinha