Nesta Sexta Feira (09/12) se inicia a primeira de uma série de promoções. O economista Pedro Costa trás dicas de economia aos clientes e proprietários de lojas.
Para enfrentar a crise econômica e alavancar as vendas de fim de ano e natal, os comerciantes bocaiuvenses estão unidos e mobilizados na realização de eventos que chamem a atenção da clientela. Nesta Sexta Feira (09/12) será iniciada a primeira de uma série de promoções que o comércio local pretende realizar a fim de provocar a população a ir as compras.
Nesta sexta, ao final da tarde (17hs), acontecerá uma carreata para anunciar a chagada do Papai Noel. O bom velhinho irá percorrer a ruas da cidade distribuindo balas e doces para criançada. O percurso será feito também por proprietários e funcionários do comércio local.
Embora o período seja de recessão e crise econômica por todo o país, os comerciantes bocaiuvenses acreditam que as vendas dentro da cidade podem superar a média nacional. A reportagem do RSENA conversou com o economista Pedro Costa que deu dicas de economia tanto aos clientes, quanto aos proprietários de lojas.
Acompanhe abaixo a integra da entrevista com o economista bocaiuvense:
*RSENA: Quais são as estratégias que o comerciante deve usar para driblar a crise??
PEDRO COSTA: “UMA BOA ALTERNATIVA SE ENCONTRA NAS CONDIÇÕES E PRAZOS DE PAGAMENTO; COLOCAR A COMPRA DENTRO DO ORÇAMENTO FAMILIAR, SENDO ESTA UMA DAS GRANDES PREOCUPAÇÕES DE QUEM ESTÁ COMPRANDO. NO QUE DIZ RESPEITO AOS CUSTOS, UM DOS MAIORES PROBLEMAS ESTA NO ESTOQUE; OTIMIZAR A FORMAÇÃO DE ESTOQUE COM PRODUTOS INTEMPORAIS E COM ÓTIMAS MARGENS DE LUCRO GARANTIRÃO BOAS VENDAS FORA DE PROMOÇÕES. POR FIM, DESTACO A IMPORTÂNCIA DO MARKETING EFICAZ; AFINAL QUEM VENDE PRECISA MOSTRAR!“
*RSENA: Arriscar e investir neste momento é recomendável??
PEDRO COSTA: “NÃO PARA OS AVENTUREIROS. O INVESTIDOR AVENTUREIRO MUITO SE EMPOLGA COM ALGUNS EMPREENDIMENTOS E LOGO INVESTI SEM AO MENOS REALIZAR UM PLANO DE NEGÓCIOS. O MOMENTO É DELICADO E REQUER CUIDADOS. MUITOS SETORES DA ECONOMIA APRESENTARAM BAIXA NESTE SEMESTRE E A TAXA SELIC ESTÁ EM 13,65%. O MELHOR É ESPERAR OS RESULTADOS DE FIM DE ANO E AGUARDAR OS PRIMEIROS MESES DE 2017 PARA SE TER NOÇÃO DO HORIZONTE ECONÔMICO QUE SE FORMARÁ.“
*RSENA: Até que ponto o comércio local pode concorrer com o de Montes Claros?
PEDRO COSTA: “O COMÉRCIO LOCAL COMPETE EM PÉ DE IGUALDADE EM RELAÇÃO A MUITOS SERVIÇOS E PRODUTOS PARA COM MONTES CLAROS. SENDO A 5ª ECONOMIA NORTE MINEIRA, BOCAIUVA POSSUI UM COMÉRCIO COMPETITIVO E COM POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO. SER MENOR PROMOVE UMA MAIOR INTEGRAÇÃO ENTRE OS SETORES QUE FOMENTAM O COMÉRCIO E TODA POLÍTICA DE FORTALECIMENTO DESENVOLVIDA PELA ASSOCIAÇÃO DE COMERCIANTES CANALIZA A POPULAÇÃO PARA COMPRAR NO MUNICÍPIO.“
*RSENA: Dar preferência ao comércio local é um bom negócio?
PEDRO COSTA: “SIM. DAR PREFERÊNCIA PELO COMÉRCIO LOCAL CONTRIBUIRÁ DE DIVERSAS FORMAS PARA O MUNICÍPIO: MANUTENÇÃO E/OU AUMENTO DO POSTOS DE TRABALHO DE COMERCIÁRIOS, AUMENTO DE RECEITA DOS COMERCIANTES E POSSIBILIDADE DE MAIORES INVESTIMENTOS FUTUROS, AUMENTO DE RECEITAS (COTA ICMS E ISS) PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM AUMENTO DE EMPREENDIMENTOS, MAIOR PRATICIDADE NA REALIZAÇÃO DA NEGOCIAÇÃO, RESUMINDO, COMPRAR NO COMERCIO LOCAL É SIM UM BOM NEGÓCIO PRA TODOS.“
*RSENA: Quais a dicas pra quem vai sair as compras??
PEDRO COSTA: “A PRINCIPAL DICA É PESQUISAR E COMPARAR OS PREÇOS, NUNCA COMPRE NO PRIMEIRO ESTABELECIMENTO, O MOMENTO É PARA NEGOCIAR! NÃO DEIXE DE ANALISAR O ORÇAMENTO FAMILIAR E TENHA CERTEZA QUE A COMPRA NÃO IRÁ COMPROMETER O ORÇAMENTO PRIORITÁRIO. NÃO SE ESQUEÇA, TAMBÉM, DAS DESPESAS QUE SE INICIAM EM JANEIRO. SE PROGRAME!“
*RSENA: Quais as dicas para os comerciantes?
PEDRO COSTA: “SEREM CRIATIVOS E FLEXÍVEIS NA HORA DA NEGOCIAÇÃO. PROPOREM PREÇOS E CONDIÇÕES QUE SE ENCAIXEM NO BOLSO DA POPULAÇÃO. SE QUISEREM IR PELO CAMINHO MAIS SIMPLES, O TREINAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS E O BOM ATENDIMENTO JÁ SÃO PASSOS IMPORTANTES PARA IMPULSIONAR AS VENDAS, AFINAL O CLIENTE GOSTA DE SER TRATADO COMO REI. E CONVENHAMOS… DENTRO DO COMERCIO ELE REALMENTE O É.“