Moradores alegam que postos de saúde não estão liberando a vacina contra Febre Amarela.
A população bocaiuvense está assustada com os últimos relatos de pessoas suspostamente contaminadas pela Febre Amarela. Em Montes Claros, a 45km de Bocaiuva, a suspeita é de que uma pessoa tenha sido contaminada pela doença. Com tantas informações de supostos casos de contaminação em cidades próximas, o cidadão bocaiuvense travou uma verdadeira corrida aos postos de saúde e PSFs da ccidade em busca da vacina que impede a contaminação da doença. O problema é que nos referidos centros de saúde as informações são desencontradas. Segundo o morador George, o mesmo percorreu mais de quatro postos de saúde e PSFs e, além de não encontrar a vacina, ainda sim, o mesmo foi direcionado a postos que também não contavam com o serviço. Outro morador chegou a se utilizar de um carro de son para expor sua indignação perante a situação. Elvercio Ferreira, mais conhecido como “Pireti do Son”, disse ter procurado vários postos de saúde para ser vacinado e não conseguiu atendimento, mesmo fato narrado por outros moradores preocupados com a possibilidade de contaminação da doença.
Esclarecimentos:
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Bocaiuva divulgou nas redes sociais uma nota de esclarecimento a fim de tranquilizar os moradores, mas no comunicado o órgão deu uma versão diferente das narradas pelos populares afirmando categoricamente que a vacina está sim disponível nos postos de saúde da cidade. A versão apresentada pela assessoria contradiz os moradores os quais dizem que não conseguiram tomar a vacina.
Na nota, o executivo ainda diz que: “Bocaiuva não se encontra, sequer, na área de alerta contra a doença e que a Secretaria de Saúde de Bocaiuva está organizando um trabalho específico de vacinação para a área rural do município, para quem não tomou uma ou as duas doses da vacina.
A nota segue esclarecendo que:
“O trabalho em Bocaiuva segue a orientação da Norma Técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e Gerência Regional de Saúde de Montes Claros”