(Vídeo) CONFUSÃO NA CÂMARA: Vereadores contrariam expectativa e promovem “bate boca” na terceira reunião do ano.

Embora a Mesa Diretora tenha anunciado uma grande preocupação em melhorar a imagem do legislativo, o clima entre os vereadores não foi ameno.

camara

Neste ano (2017) a nova formação da Câmara Municipal de Bocaiuva realizou apenas três reuniões, sendo duas extraordinárias. A primeira foi no dia da posse onde foi eleita a mesa diretora e a última ocorreu nesta última Segunda Feira (23/01) onde, em segunda votação, foi aprovado em definitivo a liberação de recursos para a “Festa de São José de Alto Belo” e também para a instituição “Resgatando vidas” que cuida de dependentes químicos. Embora a Mesa Diretora tenha anunciado uma grande preocupação em melhorar a imagem do legislativo após quatro anos de intensos desgastes, o clima entre os vereadores não foi ameno e houve uma discussão ríspida entre o Vereador Isaias Alves (PSDC) e o Presidente da casa Adalberto Fernandez (PMDB).

Tudo iniciou quando um outro vereador, Beto Ferreira (DEM), reclamou do fato dos parlamentares terem que votar um projeto de liberação de recursos para a festa de Alto Belo depois que a mesma já havia acontecido. Adalberto explicou os motivos da votação mesmo após o evento ,mas ao final da explicação chamou atenção dos colegas no sentido de que os mesmos se atentassem quanto aos regulamentos da casa para não deixar a platéia em uma situação de duvida quanto a boa fé dos requerentes. Nesse momento o Vereador Isaias Alves pediu a palavra para, supostamente, rechaçar a reclamação do presidente, mas Adalberto se recusou a dar a palavra ao Vereador. Isaias então se levantou e, mesmo não tendo autorização para falar, colocou o dedo em riste ao Presidente e de forma categórica disse que Adalberto estava sendo autoritário. Adalberto respondeu pedindo para que a secretaria da casa desligasse o microfone de Isaias, porem Isaias continuou:

“Eu não estou aqui por sua causa, estou aqui pelo povo. Não foi o senhor que me colocou aqui, quem me colocou aqui foi o povo”. Disse Isaias em tom alterado.

 A platéia chegou a aplaudir Isaias que continuou dizendo que Adalberto estava sendo autoritário impedindo-o de usar a palavra e que o mesmo o quanto Presidente deveria respeitar os demais vereadores. Após acalmado os ânimos, a reunião seguiu normalmente e não houveram mais desavenças, porem o público presente teria  saído do local criticando o episódio.

Acompanhe abaixo o vídeo da confusão: 

(Gravado por Huad Augusto)

CONTRARIANDO AS EXPECTATIVAS.

A troca de farpas entre Isaias e Adalberto ocorre em um momento onde os novos vereadores querem acabar com a visão da população de que as reuniões da Câmara transformaram-se em uma espécie de ringue político embalado por brigas, “berros” e confusões. Coincidentemente no ultimo Sábado (21/01) o Presidente da Casa, Adalberto Fernandez, esteve no programa “Frente a Frente” da Rádio Clube onde, em entrevista, disse que iria sugerir aos colegas vereadores que, antes de levarem qualquer projeto ou proposta ao plenário, se reunissem reservadamente para que cada um tivesse um entendimento do que seria apresentado para só depois o assunto ser discutido diante do público. A ideia seria justamente a de não “lavar roupa suja” diante da plateia a fim de não assustar o público com brigas e confusões.

HORÁRIO DAS REUNIÕES ALTERADOS.  

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Bocaiuva decidiu antecipar o horário das reuniões do legislativo. Os dias de reuniões ordinárias estão mantidos as Segundas Feiras, bem como a frequência (uma vez por semana). Porém o horário das reuniões, que tradicionalmente ocorria as 20hs, foi alterado e antecipado para as 19hs. A justificativa é de que, em casos de apreciações amplas sobre projetos importantes, os vereadores possam ter mais tempo para discutir o texto sem a necessidade de ficar dentro do legislativo em horários avançados. Com isso espera-se também não entediar ou sacrificar a platéia onde muitos dos que acompanham as reuniões precisam trabalhar cedo no dia seguinte.

Além disso, verifique

(Foto: ASCOM ECO 135) Imagem de trecho duplicado liberado recentemente.

ECO RODOVIAS LIBERA NESTA QUINTA FEIRA (14) MAIS 03 Km DE RODOVIA DUPLICADA EM BOCAIUVA!

  Trecho duplicado na Br135 está nas dependências do município de Bocaiuva que já havia ...

4 comentários

  1. Glaucio da Silva Noronha

    Eu estava presente na reunião e achei inclusiva que os vereadores Beto Ferreira e Isaias estão com a razão,entretanto a democracia deve ser respeitada , mas caso haja alguma irregularidade ambos devem investigar e com respaldo de provas concretas fazerem ás denuncias de maneira formal. Caro Ricardo Senna é muito estranho repassar verba para uma festa que já aconteceu e uma instituição filantrópica que recebe diversos incentivos.

  2. Fernando de Pedrao

    Gostaria de parabenizar o vereador Isaías pela postura,é um crime o que estão tentando fazer com esse projeto. Vergonhoso pra Adalberto negar a palavra a um vereador.

  3. CARLOS EDUARDO

    Os vereadores são porta-voz do povo. É inconcebível negar o direito de expressar a opinião ou de indignação de um representante do legislativo, que tem como atribuição exatamente isso, poder representar a massa popular dentro dessa casa. É preciso realmente entender para onde vão todos os recursos do município. Com relação a custear verba de um evento que já aconteceu, soa estranho para os leigos mesmos, então é preciso que falem no nosso vocabulário “povo” e tente explicar tal situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Powered by rsena.com.br