Se Adevaldo conseguir sucesso no STF, o mesmo assume a cadeira de prefeito, mas se a decisão for contrária ao Ex-prefeito, o TSE irá convocar novas eleições.
O Ex-prefeito de Guaraciama e candidato mais votado para o executivo guaraciamense nas últimas eleições, Adevaldo Praes, teve mais um recurso negado, desta vez, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e segue com sua candidatura indeferida e seus votos não validados. O Tribunal Eleitoral não acatou o pedido da defesa de Adevaldo que pedia a posse do mesmo como prefeito de Guaraciama. Embora mais uma derrota, desta vez na última instância eleitoral, a assessoria jurídica de Adevaldo se diz otimista e acredita que o mesmo está perto de uma vitoria no Supremo Tribunal Federal (STF) onde a defesa do Ex-prefeito já apresentou novo recurso pedindo a validação dos votos do então candidato nas eleições de 2016.
Em conversa com a reportagem do RSena, a assessoria jurídica do Ex-prefeito explicou que a defesa já conseguiu derrubar quatro dos cinco processos que obstruíam a posse de Adevaldo como prefeito da cidade e que no STF já houveram decisões favoráveis a recursos idênticos ao impetrado pelo Ex-prefeito. O STF é a última instância em que a defensa de Adevaldo Praes pode recorrer, o que indica que a indefinição quanto as eleições 2016 em Guaraciama pode estar perto do fim.
Se Adevaldo conseguir sucesso no STF, o mesmo assume a cadeira de Prefeito, mas se a decisão for contrária ao Ex-prefeito, o TSE irá convocar novas eleições na cidade. A expectativa é que a decisão do Supremo saia no mês de Março após o Carnaval. Enquanto isso, o Presidente licenciado da Câmara Municipal de Guaraciama (Zemar) segue como Prefeito interino da cidade.