Dolabela e Sentinela não são considerados distritos pelo Governo Estadual. A descoberta foi feita recentemente pelo Vereador Ramon Morais.
Para quem sempre acreditou que o Município de Bocaiuva era abrangido por quatro distritos se enganou. O numero certo são apenas dois distrito, pelo menos para o Governo do Estado de Minas Gerais que só reconhece Terra Branca e Alto Belo. Por incrível que pareça Dolabela e Sentinela não são considerados distritos pelo Governo Estadual. A descoberta foi feita recentemente pelo Vereador Ramon Morais do SD (Partido Solidariedade).
O Vereador havia ficado confuso quando no ano de 2015 o Governo Estadual disponibilizou torres de telefonia móvel para todos os distritos do estado, porem mesmo com o recurso garantido, apenas Terra Branca e Alto Belo receberam as torres, sendo que Engenheiro Dolabela e Sentinela ficaram de fora. Ramon, que agora exerce a função de vereador, procurou saber os motivos e em visita a Assembleia Legislativa de Minas Gerais constatou que Engenheiro Dolabela e Sentinela não eram reconhecidos pelo estado como distritos e sim como comunidade. O vereador diz que a votação para elevar Dolabela e Sentinela a condição de distritos foi aprovada na Câmara Municipal de Bocaiuva e sancionada pelo então Prefeito (A época Alberto Caldeira), mas não se sabe por qual motivo o projeto ficou parado na Câmara sem chegar ao conhecimento do Estado.
Segundo Ramon, os prejuízos a essas comunidades são imensos, haja visto que os Governos Estadual e Federal costumam disponibilizar recursos usando como critério atender de forma mais urgentes os distritos e que as torres de telefonia móvel foi apenas um dos vários recursos que Engenheiro Dolabela e Sentinela perderam nos últimos anos. Ramon disse a reportagem do RSena que já está trabalhando para tentar corrigir o erro e que já enviou documentações ao Governo do Estado pedindo a inclusão, não somente de Dolabela e Sentinela, como também de Camilo Partes, Pedregulho e Machados no quadros de distritos do Município bocaiuvense. O vereador afirma que essas comunidades atendem a todas a exigências do estado para a elevação e espera que a oficialização saia o quanto antes.