Para desvendar o mistério sobre qual ponto de Bocaiuva teria sido feita a imagem, a Reportagem do RSena procurou o historiador José Henrique Brandão (Juca Brandão).
A simples publicação de uma imagem nas redes sociais vem provocando grande debate entre internautas. Por certo, a foto tirada nos “Anos 60” é de algum ponto de Bocaiuva, mas a pergunta que mais se faz é: “Qual é a Rua que aparece na imagem?”. A pergunta foi feita pela internauta Lúcia Pinto Pires (A primeira a postar a imagem em sua página do Facebook). Segundo Lúcia, a foto faz parte dos arquivos fotográficos da amiga Gera Caldeira e foi tirada na década de 60, porém, Segundo ela, não se sabe de qual ponto da cidade.
O internauta Demétrio Pires tentou desvendar o mistério dizendo em um comentário que o local seria “em frente a atual Casa Moderna, em direção a AV. Francisco Dumont”. A versão de Demétrio foi corroborada pelo Jornalista Paulo Brandão, porém outros internautas indagaram o fato de não avistarem a frente o que hoje é a Av. Francisco Dumont. A quem disse se tratar de um ponto próximo ao atual Mercado Municipal e outros afirmaram que a imagem foi tirada próxima a Praça Dr. José Maria Alkmin.
DESVENDANDO O MISTÉRIO:
Para desvendar o mistério sobre qual ponto de Bocaiuva teria sido feita a imagem, a Reportagem do RSena procurou o historiador José Henrique Brandão (Juca Brandão) o qual é profundo conhecedor da história de Bocaiuva. Juca analisou a imagem e disse não ter dúvidas de que o internauta Demétrio tem toda razão. Segundo o historiador, a foto foi tirada na Rua Francisco Menezes onde é possível perceber na imagem, a esquina em que outrora funcionou a loja “Geraldina Confecções” de frente para a Praça Central (hoje Praça Wandick Dumont). Segundo ele, o internauta também acertou quando disse que a imagem foi feita de frente ao local que hoje funciona a loja “Casa Moderna”. Sobre o fato de não ser possível ver na foto a via que hoje é a Avenida Francisco Dumont, Juca Brandão esclareceu que, a época (anos 60), não existia tal via e a mesma só veio a ser inserida na malha urbana após a derrubada do antigo Mercado Municipal o qual aparece ao fundo da imagem.