Foi lavrado o auto de infração em desfavor do detentor dos pássaros, sendo esse notificado pelo Delegado de Polícia de Plantão a comparecer na Delegacia em data posterior para maiores esclarecimentos.
Nessa última semana, durante patrulhamento pela cidade de Guaraciama, o pelotão de Meio Ambiente da 11ª Cia PM Ind MAT, avistaram três gaiolas penduradas contendo pássaros da fauna silvestre na parte externa de uma residência. Em contato com o morador esse relatou ao Sargento Fabiano e ao Cabo Guilherme que não possuia licença para a criação dos animais. Após autorizada a entrada dos militares na residência, foram localizados outros pássaros, totalizando 10 animais, das espécies “trinca-ferro”, “curió”, “cigarrinha”, “pintassilgo”, “azulão” e “canário-do-reino”.
Foi lavrado o auto de infração em desfavor do detentor dos pássaros, sendo esse notificado pelo Delegado de Polícia de Plantão a comparecer na Delegacia em data posterior para maiores esclarecimentos, sob pena de incorrer em crime de desobediência caso a não compareça.
Continuamente, pelo quintal da residência, foram avistados no vizinho outras gaiolas que também continha pássaros da fauna silvestre. A moradora vizinha também autorizou a entrada dos policiais e informou que os pássaros pertenciam ao seu esposo que não se encontrava no momento. No local haviam 20 aves, entre “azulões”, “canários”, “coleirinhas”, “pássaros pretos” e “iraúna-grande”, criadas em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente. Os pássaros foram apreendidos e encaminhados ao CETAS para reabilitação e posterior reintegração ao habitat natural.
Obs.: As Informações acima foram divulgadas nas redes sociais pela Assessoria de Comunicação da Policia Militar.