Segundo documentos enviados no inicio desta Semana a Prefeitura Municipal, foi constatado que a verba, a época liberada para a reforma do Parque, teria sido utilizada incorretamente.
O Governo do Estado de Minas Gerais enviou notificação a Prefeitura Municipal de Bocaiuva exigindo, no prazo máximo de 10 dias, a devolução de 75.300 Reais aos cofres do Estado. A quantia é referente a liberação de um recurso originário de uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Arlen Santiago do PTB, que em 2014, liberou recurso para a Reforma do Parque Municipal de Bocaiuva ocorrida naquele mesmo ano. A época da suposta reforma, quem administrava o município era o então Prefeito Ricardo Veloso que convidou a população para a reinauguração do espaço de lazer. No dia da reinauguração, os frequentadores já denunciavam que vários brinquedos estavam quebrados caracterizando que o local havia passado apenas por uma limpeza e continuava deteriorado. No início deste ano, a atual Administração Municipal recebeu orientação de autoridades locais para que o Parque fosse interdição novamente. A alegação era de que, de fato, a estrutura do espaço apresentava riscos a integridade física dos seus frequentadores.
O Governo Estadual resolveu avaliar o caso e, segundo documentos enviados no inicio desta Semana a Prefeitura Municipal, foi constatado que a verba, a época liberada para a reforma do Parque, teria sido utilizada incorretamente. O Governo Estadual enviou boleto bancário e exigiu que a Prefeitura Municipal faça a devolução dos valores liberados em 2014 no prazo máximo de 10 dias, ou caso contrário, aplicará sanções ao Município bocaiuvense que impedirá a Cidade de receber novos benefícios do Estado. O total a ser devolvido é de 75.300 Reais.
JUSTIFICATIVAS.
Administração Municipal:
Informações de bastidores dão conta de que a Prefeita Marisa Alves está inconformada com a situação, uma vez que, embora a irregularidade detectada pelo Governo tenha ocorrido na administração anterior, restará a atual gestão pagar a conta em um momento em que a Prefeitura atravessa uma grave crise financeira. Segundo informações, a Assessoria Jurídica da Prefeitura tentará recorrer da decisão.
Ex-prefeito Ricardo Veloso:
A Reportagem do RSena conversou por mensagem com o Ex-prefeito Ricardo Veloso. O mesmo disse que não foi notificado sobre o caso, mas que todo processo de reforma do Parque Municipal foi feito dentro dos parâmetros legais. Veloso disse ainda que assim que for notificado, prestará todos os esclarecimentos e pediu que a oposição não use este episodio para condenar as pessoas precipitadamente:
“Ainda não fui notificado. Assim que for informado, te passo a nossa versão. Todo recurso de convênio foi devidamente aplicado. Antes de chegar ao Prefeito, tudo passa pela equipe técnica. Eu acredito que deve ser algum engano. O Estado deverá nos dar o direito de esclarecer o mal entendido. Trata-se do amplo direito de defesa. Veja que há algo errado, pois antes de tudo, nós precisaríamos explicar o assunto. Espero não fazerem disso algo para penalizar, antecipadamente as pessoas. Ao ser notificado, passarei minha versão”. Declarou o Ex-prefeito Ricardo Veloso.
Ex-Secretário Nesio Leite:
A Reportagem do RSena enviou mensagem ao Vereador Nesio Leite pedindo sua versão dos fatos. Nesio foi Secretário de Meio Ambiente durante o mandato do Ex-Prefeito Ricardo Veloso. A pasta comandada por Nesio era responsável pela reforma do Parque Municipal. Embora tenha visualizado nossa mensagem, até o fechamento da matéria, Nesio Leite ainda não havia dado nenhuma resposta.