Os buracos são abertos pelas ruas da cidade a fim de realizar a manutenção da tubulação de água ou do esgoto e, mesmo após o encanamento ajustado, a massa asfáltica ou os bloquetes não são recolocados em seus devidos lugares.
POR RICARDO SENA (Repórter do Site RSena)
Entra administração, sai administração e um problema relacionado a infraestrutura insiste em fazer parte do “dia a dia” do bocaiuvense. Não se sabe o motivo pelo qual os serviços de manutenção realizados pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) sempre tem um início e um meio, mas dificilmente tem um fim.
Os buracos são abertos pelas ruas da cidade a fim de realizar a manutenção da tubulação de água ou do esgoto e, mesmo após o encanamento ajustado, a massa asfáltica ou os bloquetes não são recolocados em seus devidos lugares.
Em muitos casos, os bloquetes são armazenados nas calçadas e só são recolocados no lugar despois de muitas reclamações de moradores. E olha… Os moradores tem mesmo toda razão em reclamar, afinal, haja paciência para tanta desorganização e demora com um serviço aparentemente simples e que não demanda de grande investimento financeiro.
O pior é que este era um problema muito reclamado na administração anterior e, embora mudou-se a administração, mudou-se a direção do Saae, o problema relacionado as obras intermináveis do SAAE continuam como “antigamente”. Sem dúvidas, uma situação frustrante para uma população que apostou em uma nova gestão que fosse diferente da antiga, não somente pelos nomes, mas principalmente pelas ações.
O que também chama atenção neste aspecto é a falta de ação dos Vereadores da Câmara Municipal de Bocaiuva frente a uma questão que lhes cabe. Os nossos digníssimos Parlamentares podem e devem intervir no problema. Seria importante que os mesmos saíssem do “colo” dos pré-candidatos a Deputados e começassem a trabalhar no sentido de organizar a cidade.
O Vereador, ao invés de se preocupar em ser cabo eleitoral de Deputado, poderia neste momento estar atuando na função que lhe compete, ou seja, fiscalizar, criar e aprovar projetos que atendam a sociedade. Poderiam iniciar com a criação de leis e regras a fim de garantir que o SAAE, não somente começe, mas também termine as obras de manutenção. Mais do que isso… Que o SAAE, antes de iniciar qualquer trabalho nas ruas da cidade possa pré-estabelecer um cronograma informando, dia, hora e tempo de ajuste.
Não dá mais para conviver com a Ruas com tantos buracos. Já não bastasse os que são provocados pelo impacto da chuva ao pavimento de péssima qualidade, ainda sim, existem os buracos abertos pelo Saae, mas que demoram para serem pavimentados novamente.
Sabemos que o SAAE é uma autarquia e sua direção tem poder de decisão, porém mais forte do que a direção é quem indica a direção, neste caso, a Prefeita Marisa Alves. Então… Se a Prefeita não age no sentido de resolver o problema, que a Câmara Municipal possa impor o respeito e fazer com que a autarquia, após as escavações e os ajustes realizados, deixasse o espaço “trabalhado” da mesma forma com que foi encontrado, ou seja, pavimentado.
Nunca é demais lembrar que tudo tem o seu início, meio e fim, por tanto, iniciar e terminar uma obra é requisito básico de uma boa gestão.