Na falta de instrumentos básicos, acompanhantes de pacientes se viram como podem para improvisar assessórios.
Em uma das salas da UBS de Guaraciama, a mulher usa os próprios braços como suporte para o soro aplicado em um menino. Enquanto que na outra sala, um homem usa um guarda-chuva a fim de proteger um outro paciente dos raios do sol que invadem as dependências do local. Essas são apenas algumas de várias imagens obtidas com exclusividade pelo site RSena onde fica nítida a falta de equipamentos básicos para o atendimento na policlinica e também na UBS (Unidade Básica de Saúde) de Guaraciama.
Além da falta de suporte para soros e das proteções das janelas, os populares denunciam que apenas dois médicos se revezam no atendimento a população e que o estoque de soro já está quase no final.
Recentemente a Administração Municipal de Guaraciama havia anunciado a contratação de mais um médico e teria estendido os horários de atendimento que, segundo a nota, seria realizado também aos finais de semana. Porém, moradores ouvidos pelo RSena relatam que grande parte dos atendimentos que poderiam ser feitos em Guaraciama, acabam sendo realizados em Bocaiuva no Hospital Gil Alves o que, segundo moradores, gera um transtorno incomensurável.
“A situaçao do municipio de Guaraciama é cada vez pior. Temos duas policlinicas, mas praticamente só uma funciona, falta o basico para o atendimento. Temos apenas dois medicos que atendem pelo PSF e ainda tem que atender urgencia e emergencia o que sobrecarrega os medicos e acabam não sobrando tempo para efetuar o trabalho do PSF.” Disse um morador que pediu para não ser identificado.
Um funcionário da Secretaria de Saúde do município, que também pediu para não ser identificado, revelou preocupação com o estoque de soro que já estaria quase no final. Segundo ele, é provável que a partir de amanhã, os pacientes que precisarem tomar soro, terão que ser encaminhados para o Hospital de Bocaiuva.
VEJAM ABAIXO AS IMAGENS:
A Reportagem do RSENA enviou as imagens e os questionamentos dos pacientes ao Prefeito Rafael Veloso. Porém, até o fechamento dessa matéria, Rafael ainda não havia nos respondido.