SAAE DE BOCAIUVA EXPLICA DESPERDÍCIO DE ÁGUA EM POÇOS ARTESIANOS DA CIDADE.
Uma cena vem chamando a atenção dos bocaiuvenses que residem próximos aos poços artesianos da cidade. O desperdício de água tem acontecido durante horas sem nenhuma reação da direção do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Nas imagens divulgadas nas redes sociais é possível ver que a água retirada do poço é despejada por um cano e descartada a céu aberto. No entanto, o que poucos sabem é que o desperdício de água é proposital.
A Assessoria de Comunicação do SAAE explica que a autarquia, através de processo licitatório, contratou uma empresa especializada para melhorar a eficiência dos poços tubulares. O objetivo seria aumentar a oferta e melhorar a qualidade da água que chega às torneiras dos bocaiuvenses. A empresa realiza os trabalhos de aprofundamento, desincrustação, limpeza, desinfecção e medição de vazão dos poços da área urbana sendo que, durante a execução dos trabalhos num determinado poço, seu abastecimento fica interrompido e, após, é necessário fazer a limpeza que consiste em reativá-lo e desprezar (descartar) a água até que jorre água limpa.
Ainda segundo o SAAE, para medição de vazão, conforme o padrão da ABNT, o poço deve jorrar água normalmente por um determinado período ininterruptamente. Ao longo deste período, um técnico faz várias medições para chegar a uma média de vazão. Portanto, segundo a autarquia, em ambos os casos haverá uma perda de água temporariamente.
O SAAE informou que neste mês de maio, este trabalho está sendo realizado devido ao sucesso obtido no poço da rua Maria Silva Coelho, no bairro Cariúna que já estava desativado e era considerado improdutivo. Com o procedimento descrito acima, o poço foi reativado e voltou a abastecer com eficiência os bairros Cariúna e Jardim Alterosa normalizando o fornecimento de água que naquela região que era deficitário. O mesmo teria acontecido com o poço que abastece o bairro São Geraldo. Recentemente os poços do Conjunto Alessandra Vicintim e três poços no bairro Esplanada, já teriam passado por este trabalho.