A Audiência Pública acontecerá na Câmara Municipal de Bocaiuva as 14hs da próxima Sexta-Feira (15/06).

Os bocaiuvenses e moradores das cidades da micro região devem ficar atentos. Está agendada para esta Sexta-Feira (15/06), no prédio da Câmara Municipal de Bocaiuva as 14hs, uma Audiência Pública onde será discutido o futuro administrativo do Hospital Dr Gil Alves, que pode deixar de ser uma Autarquia Municipal, passando a funcionar como Fundação Hospitalar.
Hoje o Hospital Regional Gil Alves funciona no modelo de autarquia, ou seja, é uma entidade autônoma, porém fiscalizada e tutelada pelo município. A autarquia tem como finalidade executar serviços que interessam a coletividade, porém, embora o patrimônio do hospital deveria ser formado com recursos próprios, a Administração Municipal alega que todos os meses a Prefeitura Municipal vem repassando ao mesmo cerca de 500 Mil Reais para cobrir os gastos que, segundo o executivo, não é compatível com a receita do hospital. A estratégia seria transformar o Hospital em Fundação para que o mesmo pudesse atender também pelos planos de saúde.
A atual administração acredita que muitos bocaiuvenses, que pagam planos de saúde, são atendidos no hospital, porém, no modelo atual de autarquia, o hospital fica impedido de explorar financeiramente tais planos. A ideia, com o modelo de fundação, séria desonerar os cofres do Município que ficaria desobrigado a arcar com funcionários ou qualquer outra dispesa com o hospital. Em contrapartida, acredita-se que, com a utilização dos planos de saúde, o hospital aumentaria sua receita e teria sua independência financeira.
Por outro lado, a população está temerosa quanto a qualidade do atendimento a partir do novo modelo administrativo que pode ser implementado em breve. O grande temor da população é que a sociedade perca a autonomia sobre um patrimônio público tão importante e assim, a instituição hospitalar passe a dar prioridade aos pacientes com planos de saúde em detrimento da maioria que não têm condições de pagar por um plano.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Bocaiuva, é importante que os bocaiuvenses e moradores da região, que se utilizam do atendimento no hospital, participem, entendam o que está se propondo, debatam, façam suas perguntas e, ao final, reflitam e tirem suas próprias conclusões relacionadas a proposta.
“Não é o momento para dizermos que o projeto de fundação hospitalar é bom ou ruim. O momento é de entendimento e por isso, aproveitar a audiência pública desta Sexta Feira é indispensável para o conhecimento e posterior posicionamento de todos”. Disse um dos organizadores da audiência.
A audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Bocaiuva as 14hs da próxima Sexta-Feira (15/06).