Em entrevista ao Programa “Frente a Frente”, a Prefeita Marisa Alves falou da diminuição drástica no repasse dos recursos do FUNDEB pelo Governo do Estado, enquanto que o Secretário Municipal da Fazenda alegou que, com tal diminuição nos repasses, não há condições de realizar o pagamento dos profissionais da educação.

O mês de Julho de 2018 não está sendo fácil para a Administração Municipal de Bocaiuva. Das polêmicas mais simples, como a retirada dos banheiros químicos da praça da matriz em plena realização do bingo e a indefinição no local para a realização da festa de aniversário da cidade, até as polêmicas mais graves, como o caos na coleta do lixo e por último, o escândalo onde um empresário denuncia um suposto esquema de propina para liberação de alvarás na Prefeitura Municipal. Quando todos achavam que as polêmicas e escândalos envolvendo a Administração Municipal já eram suficientes para este mês, eis que a Prefeita Marisa Alves vai a público expor a população bocaiuvense mais um grandioso problema.
Em entrevista no último Sábado (21/07), ao Programa de Rádio “Frente a Frente”, a Prefeita Marisa Alves, acompanhada do Secretário Municipal de Fazenda, Argemiro, anunciou que a Administração Municipal não terá condições de fazer o pagamento dos servidores municipais da área da educação no próximo mês. Segundo Marisa, os recursos para manutenção da Secretaria Municipal de Educação, bem como o pagamento dos salários dos profissionais da pasta, são enviados mensalmente a todas as Prefeituras de Minas Gerais pelo Governo do Estado através do FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Esse recurso é capitalizado pelo Governo Federal que o repassa aos Governos Estaduais para que seja distribuído as Prefeituras de todo país. Segundo Marisa Alves, Bocaiuva recebe mensalmente cerca de 1 Milhão e 200 mil Reais para arcar com as despesas do setor de educação e que no mês passado (Junho) o repasse diminuiu para cerca 400 Mil Reais. Embora a diminuição drástica no repasse do fundo, a Prefeita disse que a administração conseguiu complementar o recurso para que, no início deste mês (Julho) fosse realizado o pagamento do servidor em dia. Porém, segunda Marisa, neste mês, a Administração Municipal foi novamente surpreendida com um repasse ainda menor. Da média mensal de 1milhão e 200 Mil Reais por mês, o Governo do Estado teria depositado na conta do Município apenas 190 Mil Reais.
O Secretário de Fazenda de Bocaiuva, Argemiro, se apresentou como funcionário de carreira com 18 anos de serviços prestados a Prefeitura Municipal de Bocaiuva e disse nunca ter vivenciado no departamento Municipal um momento financeiro tão preocupante. O mesmo confirmou as informações da Prefeita e disse que com a diminuição drástica do recurso não há possibilidade de realizar o pagamento dos profissionais da educação do Município do próximo mês.
Marisa informou que o problema do repasse do FUNDEB recae, não somente a Bocaiuva, mas também a todas as Cidades mineiras e que os Prefeitos já estão mobilizados para uma grande manifestação na sede do Governo em Belo Horizonte a fim de pressionar o Governador Fernando Pimentel a realizar ainda nesta semana o repasse integral do fundo de participação.