“HOJE TEM VOTAÇÃO”: Em Bocaiuva, Câmara Municipal vota nesta Segunda, projeto da Fundação Hospitalar.

Vereador Isaias Alves confirmou a nossa reportagem a votação de hoje, em primeiro turno, do projeto que transforma o Hospital Gil Alves em Fundação Hospitalar. 

hospital bocaiuva
Além de Bocaiuva, Hospital Gil Alves atende pacientes de outras cinco cidades. Prefeita Marisa Alves alega que o defcit mensal é de cerca de 500 Mil Reais, segundo ela, arcados pelo município de Bocaiuva.

A Câmara Municipal de Bocaiuva vota nesta Segunda-Feira (06/08) o projeto que retira do Hospital Regional Dr Gil Alves a condição de autarquia passando a ser Fundação Hospitalar. O projeto foi enviado pelo Executivo Municipal para análise dos Vereadores após a realização de audiência pública. A atual administração alega que, embora o Hospital Gil Alves seja regional com atendimento a pacientes de cinco cidades da microrregião, o mesmo deixa todos os messes um déficit financeiro de cerca de 500 Mil Reais arcados exclusivamente pela Prefeitura Municipal de Bocaiuva. Com a Fundação Hospitalar, a Prefeita Marisa Alves acredita que o Hospital terá um “leque” muito maior de investimentos financeiros, dentro os quais, a exploração dos recursos originados dos planos de saúde.

Muitas lideranças políticas estão temerosas com o novo modelo administrativo do Hospital. A grande preocupação é que a sociedade perca a autonomia sobre um patrimônio público tão importante e assim, a instituição hospitalar passe a dar prioridade aos pacientes com planos de saúde em detrimento da maioria que não tem condições de pagar por um plano. Porém, na audiência pública realizada para discutir o assunto, a Prefeita Marisa Alves e sua equipe técnica garantiram que não haverá prioridades e que pacientes pelo SUS (Sistema único de Saúde) e pelos planos continuarão sendo definidos pelos critérios do Protocolo de Manchester o qual determina que os casos mais graves tem a preferência no atendimento.

Outra preocupação das lideranças políticas é de que grupos políticos possam tirar vantagens financeiras e políticas com o modelo de fundação, no entanto, em entrevista recente ao Programa de Rádio “Frente a Frente” a Prefeita disse que a Fundação será gerida por várias entidades de classe e que, por tanto, o poder sobre o Hospital Gil Alves continuará nas mãos da população bocaivense.

A Reportagem do RSENA conversou com um dos Vereadores da Câmara Municipal de Bocaiuva. Por mensagem, Isaias Alves confirmou a votação para hoje do projeto da Fundação Hospitalar, porém ressaltou que o texto deve ser votado em dois turnos e que, por tanto, a votação de hoje é a primeira de duas. Se aprovada em primeiro e segundo turno, a Administração Municipal de Bocaiuva fica autorizada a iniciar o processo de mudança administrativa do Hospital.

rsena

Além disso, verifique

95F03898-C1C5-479B-B9BC-E597B43DE085

POLÍCIA DESARTICULA PONTO DE TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO BONFIM:

Ação da PM aconteceu com a ajuda de cão farejador. Material ilícito teria sido encontrado ...

Powered by rsena.com.br