O Programa de Educação Socioambiental do Projeto Jequitaí adota um cronograma para realização destas atividades.
PARA O RSENA/ POR MARLON BRUNO (Jornalista do Jornal Folha de Minas).
Em comemoração ao Dia do Cerrado, o Projeto Rio Jequitaí, através do Programa de Educação Socioambiental, realizou entrega de cerca de 500 mudas nativas para as populações de Francisco Dumont, Claros dos Poções e Jequitaí. O objetivo é conscientizar os moradores sobre a necessidade da preservação do Meio Ambiente, bem como proporcionar atenção redobrada quanto ao desmatamento do Cerrado.
“O Cerrado é um domínio vegetal altamente ameaçado, sendo que no Estado de Minas Gerais restam poucas porcentagens de sua cobertura original”, alerta Vanessa Santos, analista ambiental do Programa de Educação Socioambiental do Projeto Rio Jequitaí. O bioma, segundo ela, é considerado um berço das águas e possui grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem as principais bacias hidrográficas do Brasil.
Para Ademilson Rosa Lopes, o popular Lula, secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Francisco Dumont, esta ação promovida pelo Projeto Rio Jequitaí é de grande valia, pois visa incentivar a recuperação de áreas degradadas. “Isso é muito importante acontecer. Todos nós temos que nos conscientizar de que quando se planta uma árvore, se planta uma vida”, afirmou Lopes.
Na cidade de Claros do Poções, a entrega das mudas aconteceu na segunda-feira (10). O Sr. Adão Augusto, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, foi o responsável pelo recebimento e entrega das mudas à população.
De acordo com a senhora Darlene Duarte da Silva (44), moradora do bairro Alto Varginha, em Jequitaí, além da preservação do Meio Ambiente, as mudas, a longo prazo, darão frutos para o seu consumo e de sua família. “Eu gosto sempre de participar destas ações. Sempre que fico sabendo que vai ter doação de mudas, eu venho logo ‘pra cá’ para ganhar a minha. Quando elas crescerem teremos frutos e sombra nos nossos quintais (risos)”, comentou dona Darlene.
A moradora ainda disse que incentiva os outras pessoas a fazerem o mesmo. “Gosto de participar e avisar os vizinhos sobre estas doações, pois se cada um fizer a sua parte, viveremos melhor”, completou.
O Programa de Educação Socioambiental do Projeto Jequitaí adota um cronograma para realização destas atividades. Com isso, os moradores das cidades beneficiadas pelo Projeto Rio Jequitaí são atendidas periodicamente.
O CERRADO
O Cerrado tem uma importância estratégica para o abastecimento e manutenção da biodiversidade. Só para se ter ideia, este bioma é o segundo maior ecossistema brasileiro. Abriga os principais aquíferos brasileiros: Guarani, Urucuia e Bambuí. Essa riqueza hídrica tem um papel fundamental no abastecimento humano, na geração de energia e na produção agrícola.