Todas as etapas da obra foram executadas exclusivamente por cerca de 30 detentos, que atuaram nas funções de pedreiro, servente, bombeiro, eletricista, serralheiro e pintor.
O que era apenas a laje do Presídio de Bocaiuva, no Norte de Minas, hoje é a escola da unidade prisional. Ocupa um espaço de 500 metros quadrados com duas salas de aula e mais uma sala multiuso, dotada de duas estantes de livros. Funciona em dois turnos, manhã e tarde, e tem 120 alunos matriculados: todos os presos condenados da unidade prisional.
Para a realização da obra, houve o investimento de recursos provenientes de verba pecuniária da 1ª Vara Criminal e de Execuções Criminais da Comarca de Bocaiuva, no valor de R$218mil. O Conselho da Comunidade local teve a responsabilidade de administrar os recursos e realizar a compra de material.
Todas as etapas da obra foram executadas exclusivamente por cerca de 30 detentos, que atuaram nas funções de pedreiro, servente, bombeiro, eletricista, serralheiro e pintor. Hoje, alguns deles são alunos. Eles tiveram o benefício da remição da pena, ou seja, a cada três dias trabalhados, menos um na sentença. “Agora, sim, começa efetivamente o processo de ressocialização na nossa unidade prisional. A escolarização e o conhecimento são fundamentais neste caminho”, conta entusiasmado o diretor-geral do presídio, Doglas Araújo Melo, que é formado em Serviço Social.
As aulas atendem os detentos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), destinada àqueles que não deram continuidade em seus estudos ou não tiveram acesso ao ensino na idade apropriada. Para isto, a escola recebeu 14 professores, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Prisional e a Secretaria de Estado de Educação. O estabelecimento de ensino funciona como um segundo endereço da Escola Estadual Gilberto Caldeira Brant, situada no bairro Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Bocaiuva.
INSCREVA-SE NA NOSSA PÁGINA NO YOU TUBE (RSENA) E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO AS INFORMAÇÕES DOS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DE BOCAIUVA E REGIÃO. NO NOSSO VÍDEO EM DESTAQUE DE HOJE, ACOMPANHEM A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA DO OLHOSDAGUENSE JOENES LEITE FAZENDO DURAS CRÍTICAS AO EXECUTIVO E LEGISLATIVO DE OLHOS D’ÁGUA. VEJAM NO VÍDEO ABAIXO: