Engenheiros tentam corrigir inclinação de imagem sem precisar descê-la até o pátio da Igreja.
Uma preocupação tem tomado conta dos bocaivenses no últimos meses. A inclinação para a direita da imagem do Cristo localizado no alto da torre do prédio da Igreja do Senhor do Bonfim em Bocaiuva MG, era visível a olho nu, e a impressão que se tinha era de que, ao passar dos dias, a imagem se inclinava ainda mais. Os fiéis e a própria Paróquia do Senhor do Bonfim começaram a ficar preocupados com a questão, afinal, a imagem de cerca de 12 metros de altura poderia, a qualquer momento, despencar do alto da torre da Igreja e, não somente destruir a principal imagem de exposição da Cidade, como também, provocar acidentes fatais. Por isso, a Paróquia do Senhor do Bonfim decidiu contratar profissionais da engenharia para uma análise técnica da situação.
Os profissionais, de fato, constataram que a imagem estava se inclinando e seria preciso um reparo em carácter de urgência. De acordo com as avaliações técnicas, o motivo da inclinação seria em decorrência dos fogos de artifícios que são estourados próximos a imagem do Cristo durante levantamento do mastro na Festa do Senhor do Bonfim.
Em conversa com a redação do RSENA, um dos funcionários da Secretaria Paroquial da Igreja do Senhor do Bonfim, José Robson, disse que os Engenheiros analisaram que a imagem do Cristo não é feita de concreto como muitos pensam e sim de fibra, sendo seu interior oco e compreendido por serragem de madeira. Os profissionais acreditam que os fogos de artifício tenham provocado muito calor aos pés da imagem que, com a alta temperatura, acabou fazendo com que uma parte da fibra perdesse a resistência forçando a inclinação da imagem para a direita (Esquerda para quem fica de frente a Igreja).
Ainda de acordo com José Robson, a princípio a intenção dos profissionais era descer a imagem do alto da torre para, no pátio da Igreja, realizarem os trabalhos de restauração, porém, os Engenheiros conseguiram, através de cabos, posicionar a imagem do Cristo novamente no lugar correto e provavelmente não será preciso removê-la.
“Foram afixados cabos a imagem e forçado seu retorno ao ponto correto. Os engenheiros disseram que existe 90% de possibilidade de realizar os trabalhos de manutenção da imagem do Cristo sem precisar descê-la ao pátio, porém, tal definição só acontecerá na próxima semana”. Disse José Robson.
COMPARE O ANTES E O AGORA:
ANTES:
AGORA:
VEJAM NO VÍDEO DESTA SEMANA:
Camelôs da Festa do Senhor do Bonfim prestes a serem transferidos da AV da Saudade para a Praça de Eventos. Acompanhe no vídeo abaixo: