A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaraciama disse que o retroativo do reajuste ainda não foi pago devido a necessidade de autorização da Câmara Municipal.
A direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guaraciama MG, informou que os Professores da rede Municipal irão paralisar suas atividades no próximo dia 18 deste mês (Terça-Feira), em manifestação contra a Administração Municipal que, segundo a categoria, vem se recusando a efetuar o pagamento do retroativo referente ao reajuste do piso nacional aos profissionais do magistério e do setor administrativo durante os cinco meses de 2019 e parte do ano de 2018.
Em gravação de áudio veiculada nas redes sociais, o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guaraciama, Roberto César Pereira, convoca, além dos profissionais da educação, os pais de alunos, os próprios estudantes e a população guaraciamense a participarem da manifestação do dia 18/06 que, segundo ele, tem como objetivo protestar contra os atos administrativos do Prefeito Rafael Veloso.
Roberto César alega que, ao não fazer o pagamento retroativo do reajuste do piso nacional aos servidores da educação, o Prefeito guaraciamense vem causando prejuízos financeiros aos profissionais.
A Reportagem do RSENA conversou com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Guaraciama. Por mensagem, o Assessor Huad Augusto disse que a administração reconhece a pendência financeira da Prefeitura para com os servidores, porém, disse que o retroativo do reajuste ainda não foi pago devido a necessidade de autorização da Câmara Municipal. O Assessor explicou que, devido ao grande número de funcionários efetivados na administração anterior, a Administração Municipal está trabalhando no limete máximo do teto de gastos com a folha de pagamento do funcionalismo público e que, se o retroativo for pago, o valor irá extrapolar o teto e com isso, o Prefeito Rafael Veloso poderá ser denunciado e punido por infringir a lei de responsabilidade fiscal, podendo até perder o seu mandato. A questão, segundo ele, poderia ser resolvida se a Câmara autorizasse a Administração Municipal a fazer o pagamento, porém essa autorização ainda não aconteceu.
A Assessoria também observou que a postura do Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guaraciama, Roberto César Pereira, de certa forma teria contribuído para a impossibilidade de fazer de forma legal o pagamento aos servidores. Huad Augusto disse que, na administração passada, o dirigente sindical, Roberto César, teria ajudado a dar posse a um número elevado e desnecessário de concursados e que o exagerado número de efetivados teria “inchado a Prefeitura” fazendo com que o município ficasse muito próximo do limite do teto de gastos com os salários dos servidores.
A Reportagem do RSENA enviou pedido de esclarecimento junto ao presidente da Câmara Municipal de Guaraciama, mas até o momento, não recebemos respostas. O RSENA também está tentando contato com o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guaraciama para que o mesmo possa dar sua versão dos fatos.
VEJAM NO VÍDEO DESTA SEMANA:
Os próximos candidatos a Prefeito em Bocaiuva MG para 2020. Acompanhe no vídeo abaixo: