Santinhos de falsos candidatos a conselheiros tutelares de Bocaiuva têm se espalhado nas redes sociais e confundido eleitores. Caso pode parar na Polícia.
Uma brincadeira nas redes sociais, mostrando algumas figuras conhecidas da população bocaiuvense como candidatas a conselheiras tutelares, provocou gargalhadas em muitas pessoas, mas gerou dúvidas em outras. “Santinhos”, onde figuras bizarras e até pessoas com deficiência mental, aparecem como candidatas a membro diretor do Conselho Tutelar de Bocaiuva, foram montados e divulgados nas redes sociais, induzindo a população a desacreditar no processo de escolha ao órgão púbico que tem como objetivo zelar pela integridade física, cultural e moral das crianças e adolescentes de Bocaiuva MG. Alguns internautas conseguem associar as montagens a uma brincadeira, mas, em alguns comentários, percebe-se que existem também aqueles que acreditam que tal montagem seja verdadeira e que tais figuras sejam mesmo candidatas.
A Reportagem do RSENA entrou em contato com a Presidente da Comissão Organizadora do Processo de Eleição do Conselho Tutelar de Bocaiuva, Rita de Cássia Vieira Alves. A Presidente do conselho disse que visualizou a primeira montagem na última segunda-feira (09/09) e que tomou conhecimento de outras montagens durante esta semana. Ela disse lamentar que o autor das montagens, bem como aqueles que as compartilham, não saibam a importância do processo eleitoral de um órgão tão sério quanto o Conselho Tutelar, e que: “…é triste saber que a edução de certas pessoas chegue a um nível tão degradante a ponto das mesmas se sujeitarem a usarem de suas perspicácias digitais para, ao invés de fazer o bem, preferir usar do tempo útil para montar santinhos falsos com imagens de pessoas que não estão dentro do processo de escolha a que a população terá que se submeter no dia 06 de outubro de 2019”.
Rita de Cássia ainda disse que as montagens são prejudiciais a integridade do processo eleitoral, pois muitos acreditam serem verdadeiras e acabam criticando o órgão, mas que o conselho ainda não tem noção da dimensão desse prejuízo. A mesma afirma que já está agendando uma reunião com os membros do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) e com o MP (Mistério Público) para que sua comissão seja orientada de como proceder neste caso.
A Reportagem do RSENA entrou em contato com a Policia Civil de Bocaiuva. O Delegado Dr. Leonardo Santos Diniz, informou que o Conselho Tutelar ainda não comunicou o caso a PC e que também inexiste qualquer registro de ocorrência de algum fato policial provocado por qualquer cidadão sobre o referido caso.
Vejam abaixo a lista oficial dos verdadeiros candidatos a Conselheiros Tutelares de Bocaiuva:
Para serem candidatos ao cargo de conselheiro tutelar, os nomes acima tiveram, obrigatoriamente, de passar por 3 etapas de avaliação: 1ª. prova objetiva (Onde o pré-candidato tem a obrigação de comprovar de fato o seu conhecimento para função e onde são cobrados noções de leis específicas para a área). 2ª. Prova psicológica (Para avaliar a capacidade mental). Só depois, quando aprovados nessas duas etapas, foram considerados aptos para concorrer as eleições que, neste caso, é a 3ª e última etapa onde o candidato é escolhido por voto popular. A eleição para a escolha dos 05 novos conselheiros tutelares de Bocaiuva acontece no dia 06/10/19. A eleição é unificada e acontece também em todas as cidades brasileiras.
VEJAM TAMBÉM:
“PROJETO AUDACIOSO”: IN LOCO… Lélio Vieira mostra como pretende acabar com a falta de água em alguns bairros de Bocaiuva.
VEJAM NO VÍDEO ABAIXO:
*** PRECISAMOS DO SEU APOIO PARA QUE POSSAMOS CONTINUAR NOTICIANDO. SEJA VOCÊ TAMBÉM UM APOIADOR DA COMUNICAÇÃO LOCAL, SEJA UM PATROCINADOR DAS MÍDIAS RSENA. ENTRE EM CONTATO CONOSCO NO: (38) 988288281.