Rafael Veloso tem sido cobrado, não somente pela falta de água na cidade, mas também pela paralisação das obras da COPASA, bem como seu silêncio e a falta de solução rápida para problema atual.
Por Ricardo Sena/Para o RSENA:
Até o final do ano passado (2018) os guaraciamenses viviam a contagem regressiva para a realização de um sonho. A COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) estava realizando trabalhos no município, com projeto pronto e perfuração de poços artesianos em andamento. Parecia que finalmente o tão sonhado abastecimento e tratamento de água no perímetro urbano do município seria concretizado. O problema é que o sonho virou mais que uma incerteza, virou um verdadeiro drama digno de um pesadelo. A COPASA desapareceu, os serviços ficaram paralisados e com isso os guaraciamenses continuam dependentes de uma rede de abastecimento antiga, frágil, sucateada, inadequada e precária. Para piorar ainda mais, recentemente houve ruptura na tubulação da barragem do onça que, embora seja de propriedade do Município de Bocaiuva, é também o principal meio de abastecimento dos guaraciamenses. Desde então, os moradores da cidade têm vivido um verdadeiro drama, sendo que, a mais de uma semana não tem água nem mesmo para as necessidades pessoais.
Com a falta do liquido tão precioso, os moradores se mostram impacientes e revoltados. Um morador, que pediu para não se identificado, disse a reportagem do RSENA que em Guaraciama sempre houve problemas de fornecimento de água, mas nunca havia chegado a uma situação tão grave como a que acontece neste momento. Em um grupo de Wat Zap, um internauta disse que tem levado água de Bocaiuva para a residência da mãe com frequência, pois se não fosse isso, segundo ele, a mãe não teria água nem mesmo para beber. Ainda pelas redes sociais, os moradores se manifestam através de vídeos, os quais mostram as caixas d’água e reservatórios vazios. E é claro que a esta altura sobram críticas ao Prefeito.
Rafael Veloso tem sido cobrado, não somente pela falta de água na cidade, mas também pela paralisação das obras da COPASA, bem como seu silêncio e a falta de solução rápida para o problema atual. A revolta de alguns moradores é tanta que alguns internautas chegam a se dirigir ao Prefeito, através de áudios e vídeos, com palavras de baixo calão.
A reportagem do RSENA entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Guaraciama. Através da assessoria de comunicação, a administração reconheceu que o município vive uma grave crise hídrica, mas salientou que a rede de abastecimento de Guaraciama é precária e que, além disso, o abastecimento é feito pela água do reservatório do onça cuja tubulação se rompeu provocando o desabastecimento, não somente em Guaraciama, mas também em vários bairros de Bocaiuva. O Assessor de Comunicação, Huad Augusto, também confirmou que as obras de abastecimento da COPASA estão paralisadas e justificou alegando que, com a mudança no Governo Estadual, o novo Governador, Romeu Zema, demorou em nomear o novo diretor para a COPASA e que, neste período, quase todas as novas obras da empresa que estavam em andamento acabaram sendo paralisadas. Segundo o Assessor, com a nomeação do novo diretor ocorrida recentemente, o Prefeito Rafael Veloso está se empenhando pessoalmente na articulação da continuação do projeto.
A assessoria também lembrou o fato de Guaraciama, em 23 anos de emancipação política administrativa, ainda ser a única cidade da região que não tem abastecimento e tratamento de água próprio. Questionado sobre a solução para o problema da falta de água, a assessoria disse ao RSENA que a situação deve normalizar assim que for concluída as obras de recuperação da tubulação do onça, mas que, enquanto isso não acontece, a administração municipal vem disponibilizando o abastecimento através de 05 caminhões pipas, sendo 04 para abastecimento no perímetro urbano e 01 para as comunidades rurais. Questionado por qual motivo as medidas não estão resolvendo, o assessor disse que a demanda é muito grande e que ainda falta compressão e bom senso de alguns cidadãos que, devido ao fato de não pagarem pela água, se sentem confortáveis para desperdiçar o que acaba dificultando a operação de abastecimento em detrimento daqueles que realmente necessitam.
“Neste momento poderíamos estar reivindicando novos projetos ou até mesmo grandes obras. No entanto, estamos aqui clamando pelo básico, ou seja… a água. Quem diria que chegaríamos a tal ponto!” Disse uma internauta em um desabafo triste e que representa a mais absoluta verdade.
VEJAM TAMBÉM:
“PROJETO AUDACIOSO”: IN LOCO… Lélio Vieira mostra como pretende acabar com a falta de água em alguns bairros de Bocaiuva.
VEJAM NO VÍDEO ABAIXO:
*** PRECISAMOS DO SEU APOIO PARA QUE POSSAMOS CONTINUAR NOTICIANDO. SEJA VOCÊ TAMBÉM UM APOIADOR DA COMUNICAÇÃO LOCAL, SEJA UM PATROCINADOR DAS MÍDIAS RSENA. ENTRE EM CONTATO CONOSCO NO: (38) 988288281.