“VEREADOR SE EXPLICA”: Em Bocaiuva, depois de pedir vistas a projeto social, Vereador expõe justificativas.

patrocinio 01

Vereador Beto Ferreira, não vê com “bons olhos” a forma como o “Bolsa Renda” será implementado em Bocaiuva e pede vista para analisar projeto.

Coluna Ricardo Sena

Por Ricardo Sena/Para o RSENA: 

O projeto intitulado “Bolsa Renda” foi apresentado ao Legislativo bocaiuvense pela Administração Municipal de Bocaiuva MG para apreciação e votação dos nossos Vereadores. O referido texto prevê que cidadãos desempregados e sem renda possam exercer atividades de serviços gerais na Prefeitura Municipal em carga horária reduzida em troca de uma ajuda financeira de cerca de 500 Reais ao mês. A princípio, o projeto tem sido visto, mais do que como um “desafogo” para garantir o sustento de pais de famílias desempregados, mas também como uma forma de unir o “útil ao agradável”, afinal, por um lado ganha-se o cidadão que anseia pelo recurso o qual poderá, de forma temporária, garantir o sustento básico de sua família, e, por outro lado, ganha-se a administração municipal que precisa da mão de obra, mas não tem condições de arcar com os valores de trabalho em tempo integral e nem com um contrato trabalhista a longo prazo.

Parece um casamento perfeito, porém o Vereador Beto Ferreira (DEM) recebeu o texto com certa desconfiança. Desconfiança tal, que o nobre parlamentar pediu vista ao projeto quando, na última segunda-feira (30/09), o texto seria votado em primeiro turno.

Só para efeito de conhecimento, é bom ressaltar aos nossos leitores que o pedido de vista acontece quando, teoricamente, o parlamentar alega não ter compreendido bem o projeto e assim pede mais tempo ao Presidente da Casa para poder estudá-lo (Embora, na prática, também é verdade que o recurso seja utilizado para atrasar votações em caso de eminente derrota a aqueles que se opõem a um determinado projeto). Neste intervalo, o projeto é arquivado dentro de um prazo pré-estabelecido pela presidência da Casa.

Foi exatamente por isso que membros da administração municipal de Bocaiuva se mostraram descontente com a ação (pedido de vista) do Vereador Beto Ferreira, pois o recurso atrasaria os planos da atual gestão. Muitos acusam o Vereador de usar de sua prerrogativa para tentar atrapalhar o andamento de um projeto que, em tese, só traz benefício ao cidadão bocaiuvense como um todo.

Mas… Se o projeto é tão bom e 100% benéfico, por que “raios” o Vereador Beto Ferreira estaria pondo o “pé no barranco”?? Bom…. A nossa coluna do “RSENA” procurou respostas com o próprio Vereador.

Beto disse que não é contra o projeto, mas sim pela forma como o mesmo está sendo apresentado em sua execução e tempo. Execução, pois o Vereador alega que a Câmara não pode legislar sobre as leis trabalhistas e que, caso seja aprovado, os Vereadores estariam autorizando, inconstitucionalmente, que a Prefeitura contrate funcionários sem obedecer condições mínimas exigidas na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) o que, segundo ele, poderá comprometer judicialmente, tanto a Câmara, como a Prefeitura Municipal. Já na questão do tempo, Ferreira vê com estranheza o fato da administração municipal ter tido quase três anos para a implementação do projeto social, mas só fazê-lo agora em tempos de articulação política para as eleições municipais do ano que vem.

Outra questão alegada pelo Vereador é no que diz respeito ao orçamento, pois, segundo ele, não tem muito tempo em que a administração municipal queria mandar embora funcionários efetivos para encaixar a folha de pagamento dentro do teto máximo exigido na lei orçamentária.

De um lado a administração municipal questiona o posicionamento “injusto” do parlamentar, afinal: “…o projeto seria bem sucedido uma vez que obteve sucesso quando fora implementado em inúmeras cidades da região”. Por outro lado o parlamentar diz ter encontrado uma solução para o impasse: “…mandar o excedente de funcionários contratados da Prefeitura embora disponibilizando a vaga justamente para aqueles que seriam beneficiados com o programa “Bolsa Renda”.

Impasse e Justificativas a parte, o fato é que a administração municipal, no episódio de vista do Vereador Beto Ferreira, está encontrando um jeito de, novamente, unir o útil ao agradável. É simples… Para quem vai a Prefeitura procurar emprego, o mais fácil agora é justificar o “não” achando um culpado. Adivinha quem???

VEJAM TAMBÉM:

“PROJETO AUDACIOSO”: IN LOCO… Lélio Vieira mostra como pretende acabar com a falta de água em alguns bairros de Bocaiuva.

 VEJAM NO VÍDEO ABAIXO:

*** PRECISAMOS DO SEU APOIO PARA QUE POSSAMOS CONTINUAR NOTICIANDO. SEJA VOCÊ TAMBÉM UM APOIADOR DA COMUNICAÇÃO LOCAL, SEJA UM PATROCINADOR DAS MÍDIAS RSENA. ENTRE EM CONTATO CONOSCO NO: (38) 988288281.

patrocinio

rsena

Além disso, verifique

(Foto: ASCOM ECO 135) Imagem de trecho duplicado liberado recentemente.

ECO RODOVIAS LIBERA NESTA QUINTA FEIRA (14) MAIS 03 Km DE RODOVIA DUPLICADA EM BOCAIUVA!

  Trecho duplicado na Br135 está nas dependências do município de Bocaiuva que já havia ...

Powered by rsena.com.br