O líder oposicionista na Câmara, Isaías Alves, disse que a bancada já indicou Odair Sorriso e Claudinho do Povo para substituírem Adalberto Fernandez e Beto Ferreira na comissão que investiga a Previboc.
O líder da bancada da oposição na Câmara Municipal de Bocaiuva MG, Isaías Alves (PSDC), tenta destituir da Comissão Parlamentar de inquérito (CPI) os Vereadores Adalberto Fernandes (PMDB) e Beto Ferreira (DEM). A comissão tem por objetivo investigar supostas irregularidades a frente da Previboc. A autarquia municipal, que é subordinada a Prefeitura Municipal de Bocaiuva, funciona como instituto previdenciário do funcionalismo público municipal e está sendo investigada, dentre outros motivos, pela falta de repasses da atual administração. O ofício para a retirada dos Vereadores já foi enviado a Mesa Diretora da Câmara Municipal, porém o Presidente Nésio Leite ainda não autorizou as substituições dos parlamentares.
O site RSENA conversou por mensagem com o líder da oposição Isaías Alves. O mesmo confirmou que, de fato, solicitou junto ao Presidente da Câmara a substituição dos vereadores Beto Ferreira e Adalberto Fernandes da Comissão da CPI da Previboc, mas que a intenção principal é cumprir as regras regimentais. Segundo Isaías, Adalberto e Beto encaminharam oficio para o Presidente comunicando que os mesmos estariam saindo da bancada da oposição, denominada como “Bancada da Transparência” e, pelo fato de terem sido indicados pela referida bancada, o bloco tem o poder, conforme regimento interno, de indicar outros vereadores para compor a comissão.
O RSENA entrou em contato com os Vereadores Adalberto Fernandes e Beto Ferreira. Também por mensagem, Beto Ferreira, em primeiro lugar, justificou sua saída da bancada oposicionista dizendo que: “Quando criada a Bancada da Transparência, o ideal da mesma era a conduta dos parlamentares comprometidos em exercer seu múnus político, de forma cristalina, transparente, em respeito as normas de uma administração que tem a sua intenção de fomentar o bem comum, entretanto, diante do pacto de governabilidade que foi construído pelo líder [Isaías], foi deixado estes ideais para trás, preferindo o mesmo se enveredar por caminhos que não agregam e nem robusteceram este ideal, motivo pelo qual, entendemos, que como o mandato é personalíssimo, cada um o exercita da forma que julgar conveniente, motivo da nossa retirada”.
Sobre a imposição de sua saída da comissão que investiga a Previboc, Beto ferreira disse acreditar que, pelas circunstâncias, existe uma clara pretensão do líder da bancada em fazer com que a Comissão Parlamentar de Inquérito acabe em “Pizza”, o que, segundo ele: “desmoraliza ainda mais a já tão combalida classe política”.
A critica do Vereador Beto acontece devido a uma imagem divulgada no incio da semana pelo site RSENA onde a Prefeita Marisa Alves aparece em sua residência em um café da manhã com Vereadores da base da oposição, inclusive com membros indicados pelo líder da bancada para comporem a comissão que investiga a Previboc. Beto acredita que a imagem deixa explicita uma certa leniência de vereadores que se dizem de oposição com o grupo político da Prefeita Marisa.
Já Adalberto Fernandes disse ao RSENA que o Presidente da Câmara, Nésio Leite, abriu vista no requerimento efetuado por Isaías Alves para que ele e o vereador Beto Ferreira pudessem se manifestar, e que por isso os mesmos já protocolaram na tarde da última quinta feira (31/10) uma manifestação. Entretanto, segundo Adalberto, não houve ainda uma decisão do Presidente, o que, pelos menos por enquanto, garante sua continuidade e a do Vereador Beto Ferreira na comissão que investiga a Previboc.
Com relação aos trabalhos realizados pela comissão, Adalberto afirmou que na tarde da última terça feira (29/10), foram colhidos os depoimentos do diretor da Previboc atual, do ex-diretor Henderson e do Secretário de Finança, Argemiro Reis.
“Vamos aguardar a decisão do Presidente. Contudo, tenho comigo que haverá desdobramentos judiciais, sobre qualquer decisão”. Disse Adalberto Fernandez.
O líder oposicionista na Câmara, Isaías Alves, disse que a bancada já indicou Odair José dos Santos (Odair Sorriso do PROS) e Cláudio Costa (Claudinho do Povo do SD) para substituírem Adalberto Fernandez e Beto Ferreira na comissão.
“Beto e Adalberto não perceberam que se saíssem da bancada poderiam ser substituídos conforme o regimento interno. Nossa bancada fez simplesmente o que manda a lei. Ninguém é insubstituível”. Disse Isaías.
Segundo informações, o impasse em torno da nomeação dos novos membros da CPI poderá ser definido após a reunião de segunda feira (04/11) quando o Presidente da Casa, Nésio Leite, tomará sua decisão.
VEJAM TAMBÉM:
“CORPO SOME DE TÚMULO”: Em Bocaiuva, família descobre que corpo de ente foi retirado de túmulo.
VEJAM NO VÍDEO ABAIXO:
*** PRECISAMOS DO SEU APOIO PARA QUE POSSAMOS CONTINUAR NOTICIANDO. SEJA VOCÊ TAMBÉM UM APOIADOR DA COMUNICAÇÃO LOCAL, SEJA UM PATROCINADOR DAS MÍDIAS RSENA. ENTRE EM CONTATO CONOSCO NO: (38) 988288281.