A plenária do Comitê contou com a participação dos prefeitos de Bocaiuva, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont e Jequitaí, municípios afetados com o fim da barragem.
Por Antônio Célio/Para o RSENA:
Durante reunião, na sexta-feira (29/11), em Montes Claros, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Pacui, Jequitaí e São Francisco (CBHPJ) decidiu entrar nesta segunda-feira (02/12) com um pedido junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), para evitar que o INCRA esvazie completamente a Barragem da Caatinga, no distrito de Engenheiro Dolabela, zona rural de Bocaiuva (MG). A justificativa é de que a extinção poderá deixar mais de setecentas famílias sem água para consumo humano no Assentamento Heberth de Souza(PA Betinho).
A plenária do Comitê contou com a participação dos prefeitos de Bocaiuva, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont e Jequitaí, municípios afetados com o fim da barragem. A prefeita de Bocaiuva, Marisa Alves (MDB), informou que acionou a Justiça para embargar a ação do INCRA, que iniciou, no dia 12 de novembro, o esvaziamento da Represa.
No dia 11 de outubro deste ano, o juiz Jefferson Ferreira, substituto da 2ª Vara Federal de Montes Claros, concedeu liminar ao INCRA, no sentido de adotar as medidas necessárias para a segurança da barragem. O órgão justifica sua ação, no fato de temer uma ruptura da Barragem com o período de chuvas, embasado em um relatório de vistoria técnica de órgãos ambientais, feito em janeiro deste ano.
VEJAM TAMBÉM:
“ELE ESTARÁ NA DISPUTA???”: Em Engenheiro Navarro, fazendeiro fala da possibilidade de disputar eleições para prefeito em 2020.
VEJAM NO VÍDEO ABAIXO:
*** PRECISAMOS DO SEU APOIO PARA QUE POSSAMOS CONTINUAR NOTICIANDO. SEJA VOCÊ TAMBÉM UM APOIADOR DA COMUNICAÇÃO LOCAL, SEJA UM PATROCINADOR DAS MÍDIAS RSENA. ENTRE EM CONTATO CONOSCO NO: (38) 988288281.