“AÇÃO PERIGOSA NA CÂMARA”: Em Bocaiuva, Vereadores voltam atrás e retiram moção de repúdio que os mesmos haviam aprovado.

patrocinadores novos

De forma inédita, Vereadores anulam decisão de reunião anterior e retiram moção de repúdio que os mesmos aprovaram contra a Prefeita Marisa Alves:

Coluna Ricardo Sena

Por Ricardo Sena/Para o RSENA:l.a eucalipto

Uma situação inusitada e muito perigosa aconteceu na reunião da Câmara Municipal de Bocaiuva na última segunda feira (08/06). Ao abrir a sessão ordinária, o Presidente Pedro Cerol, como de praxe, colocou em votação a ata que detalhava os acontecimentos da reunião anterior ocorrida no dia 1° de Junho de 2020. É fato que o Vereador pode contestar a ata por algo que não aconteceu ou por algo que ocorreu e não foi detalhado no texto. Mas, o que chamou a atenção é que vários vereadores pediram a palavra, não para contestar a ata, mas sim, para voltar atrás dos votos que os próprios deram favoráveis ao requerimento apresentado pelo Vereador Beto Ferreira na reunião do dia 1°.

No requerimento, Ferreira pediu que a Câmara enviasse ao Executivo Municipal uma manifestação do Legislativo em moção de repúdio contra a ação da Prefeita Marisa Alves de determinar, sem motivos razoáveis, a interdição para estacionamento de veículos em apenas um trecho da Avenida Francisco Dumont.

boa massa
Os melhores produtos de padaria, confeitaria e lanchonete. Clique aqui e conheça as novidades da PADARIA BOA MASSA!!

O requerimento havia sido aprovado por 08 votos favoráveis e 04 contrários e, desta feita, o texto pronto para ser enviado ao Executivo. Porém, durante a apresentação da ata na reunião da semana seguinte, alguns Vereadores questionaram que poderiam ter incorrido em um erro constitucional uma vez que, segundo eles, o que teria sido aprovado na última reunião foi uma notificação assinada por cerca de 14 comerciantes da Avenida Francisco Dumont e que as votações na Câmara só podem ocorrer sob provocação dos próprios Vereadores ou do Executivo Municipal.

Diante da situação de impasse, um parecer do Assessor Jurídico da Casa foi solicitado pela Mesa Diretora da Câmara. Ivanilton Honório explicou que, embora a notificação tenha sido feita por um grupo de empresários, a mesma foi transformada em requerimento e apresentada por um Vereador e por isso a votação se deu dentro da constitucionalidade e foi legal.

O interessante é que, mesmo com o parecer jurídico alertando que o requerimento já tinha sido aprovado e que não se poderia voltar atrás, a Mesa Diretora da Câmara colocou novamente o documento em votação onde o mesmo, desta vez, foi aprovado com ressalvas retirando do texto a moção de repúdio contra a Prefeita Marisa Alves.

digital.com 01 - Copia
Quer internet banda larga de verdade?? Clique e conheça as novidades da DIGITAL.COM

A ação está sendo vista no meio jurídico como extremamente preocupante e perigosa, pois abriria um precedente para que a Câmara pudesse, em outras oportunidades, se basear neste acontecimento para voltar atrás de decisões já referendadas pelos próprios Vereadores. Em contato com o Vereador Beto Ferreira, o mesmo se disse surpreso, pois segundo ele, a partir de agora o parlamentar, seja nesta ou em outras legislaturas, pode entender que tem o direito de contestar uma ata apenas para voltar atrás de uma decisão a qual arrependeu-se de ter tomado. O mesmo afirmou que irá exigir da assessoria jurídica da Câmara que cumpra a determinação votada e aprovada no dia 1° de Junho. Beto também disse que, dado as consequências negativas que essa ação pode trazer, irá impetrar com um pedido de mandado de segurança para garantir que o regimento do legislativo seja integralmente respeitado e cumprido.

PATROCINADORES

Obs.: Qual sua opinião sobre este assunto?? Deixe seu comentário na parte inferior da página.

VEJAM TAMBÉM:

“PAGAMENTOS DE DIÁRIAS”: Câmara Municipal de Bocaiuva gastou quase 200 Mil Reais em diárias somente no ano de 2019. Veja quanto cada vereador recebeu:

sapucaia

*** PRECISAMOS DO SEU APOIO PARA QUE POSSAMOS CONTINUAR NOTICIANDO. SEJA VOCÊ TAMBÉM UM APOIADOR DA COMUNICAÇÃO LOCAL, SEJA UM PATROCINADOR DAS MÍDIAS RSENA. ENTRE EM CONTATO CONOSCO NO: (38) 988288281.

rsena

Além disso, verifique

(Foto: ASCOM ECO 135) Imagem de trecho duplicado liberado recentemente.

ECO RODOVIAS LIBERA NESTA QUINTA FEIRA (14) MAIS 03 Km DE RODOVIA DUPLICADA EM BOCAIUVA!

  Trecho duplicado na Br135 está nas dependências do município de Bocaiuva que já havia ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Powered by rsena.com.br