“ME DESCULPEM, MAS VOU FALAR”: Faço aqui uma avaliação sincera sobre os acontecimentos em Bocaiuva.

patrocinadores novosNão quero provocar pânico e nem atiçar os ânimos. Estou fazendo a cobertura jornalística da Covid-19 em Bocaiuva desde o primeiro dia e minha avaliação é pessimista. Peço que leia com atenção:

ricardo sena 01

Por Ricardo Sena/Para o RSENA:

Me desculpem a sinceridade, mas, aqui no Brasil, o coronavírus não será controlado e Bocaiuva pode decretar até lockdown que o problema vai continuar aumentando. Será que nossas autoridades não perceberam que o “leite já foi derramado”??. Não estou aqui falando baseado em achismos, mas sim de forma técnica como profissional da comunicação que faz a cobertura de todos os assuntos relacionados a Covid-19 em Bocaiuva e cidades vizinhas desde o primeiro dia. Devemos ter um entendimento básico: “Não tem como controlar um vírus em um país que não tem unidade”. Reparem que o Presidente pensa de um jeito, o governador pensa de outro, enquanto que os Prefeitos não concordam com nem um nem outro e agem cada qual a sua maneira. Um exemplo da desorganização está aqui em nossa região.

Reparem que em Montes Claros o Prefeito está determinando a abertura do comércio, porém, a menos de 50 km de distância, aqui em Bocaiuva, a Prefeita está restringindo as atividades comerciais; ande mais 26km e você chegará em Guaraciama onde o comércio funciona normalmente e sem nenhuma restrição; ou então, vá a Engenheiro Navarro que lá você vai encontrar outro critério de restrição diferente das demais cidades. Perceberam?? Quatro municípios vizinhos com ideias diferentes de combate a Covid-19. Tem como alguma coisa dar certo??

Mas…. Quem está certo??? Não sei. Quem está errado??? Também não sei. A certeza que tenho é que todos estão bem intencionados, porém, cada qual tomando suas próprias decisões de forma adversas sem pensar que, acima de munícipes, somos todos brasileiros com direito de ir e vir em qualquer território nacional. Ou seja… Não importa qual o decreto da sua cidade, estamos todos frequentemente frequentando as cidades uns dos outros.

Mas e agora??? Qual é a solução???

Me desculpe mais uma vez se minha opinião irá te assustar, mas o fato é que não há solução. O vírus já se espalhou por todo o país e todos nós algum dia iremos contraí-lo (Se é que eu ou você já não estamos com a Covid sem qualquer sintoma). Tivemos a oportunidade de olhar para os outros países e analisar o que eles fizeram de certo ou de errado, porém, preferimos montar, mais uma vez, o palanque político em cima de uma crise jamais vista em nossa geração. A nossa ÚNICA esperança hoje é o surgimento de uma vacina que imunize o cidadão ou então de medicamentos para impedir o efeito do vírus a aqueles que contraírem a doença, ou ainda, se DEUS ajudar, os dois.

Como disse, não estou aqui falando baseado em achismos, mas sim de forma técnica. Quer um exemplo??? Pois bem… Repare que a exatos100 dias, aqui em Bocaiuva, é um tal de: fecha comércio, abre comércio, restringe horário de funcionamento, fecha ruas do centro, abre ruas do centro, proíbe estacionamento na avenida, libera estacionamento na avenida e… enfim; os casos de coronavírus só aumentam cada vez mais. Chegamos a quase 60 casos confirmados, sendo que antes restrição de horário ao comércio eram apenas 24. VOU REPETIR EM LETRAS GARRAFAIS… REGISTRAMOS EM 84 DIAS, APENAS 24 CASOS DE PACIENTES CONFIRMADOS PARA O CORONAVÍRUS, ENQUANTO QUE, EM APENAS DUAS SEMANAS DE RESTRIÇÕES AO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO LOCAL, ESTE NÚMERO SALTOU PARA QUASE 60. Estão vendo?? Isso não é achismo, é AVALIAÇÃO.

Só gostaria de deixar claro que NÃO ESTOU AQUI CULPANDO A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, pelo contrário, a Prefeita Marisa Alves deve ser respeitada e há de se reconhecer os esforços das nossas lideranças no enfrentamento ao coronavírus. No entanto, insisto, o vírus se alastrou por todo o país e, a não ser pela vacina, não haverá controle para tal crise em um país totalmente perdido e desorganizado.

Deixo aqui minha sugestão. Escreve o que estou dizendo: “BOCAIUVA NÃO SERÁ A ÚNICA CIDADE NO BRASIL A RESOLVER O PROBLEMA DO CORONAVÍRUS”. E não adianta aquele discurso bonito: “Pelo menos estamos fazendo a nossa parte”. Não… Para com isso, gente!!! Nem fazendo a nossa parte irá funcionar, afinal, como disse, qualquer munícipe tem direito de ir e vir em qualquer território nacional e, assim sendo, nós de Bocaiuva iremos a municípios, na mesma proporção em que os moradores de outras cidades virão a Bocaiuva.

Assim sendo, o que nos resta fazer é retirar as “amarras” dos pés e mãos do comerciante local para dar a eles, pelo menos, a oportunidade de lutar pela sua sobrevivência antes de jogá-los aos leões. Deixe o comerciante trabalhar, parem com esse “abre e fecha comércio”. Isso não funcionou e nem vai funcionar. Precisamos neste momento é cuidar dos nossos idosos, afinal, para eles sim, o vírus é mais perigoso e até letal. Se tivéssemos cautela para analisarmos os acontecimentos, percebíamos que tivemos três óbitos em pacientes de Bocaiuva com a Covid-19, sendo todos eles mulheres idosas. Ou seja, estamos o tempo todo focados no comércio e no centro da cidade, quando, a bem da verdade, o três idosos que morreram não eram comerciantes e tão pouco estavam fazendo compras no centro da Cidade.

Deixe o comerciante trabalhar, deixe o cliente ir comprar, exiga as máscaras, o álcool em gel e PASSEM A FOCAR AS ATENÇÕES NOS IDOSOS, afinal, com uma pandemia que fugiu ao nosso controle, são eles os que mais estão morrendo em todo o Brasil e por isso são os que mais precisam fazer o isolamento social.

REPITO… Perdemos o controle do coronavírus, a doença se espalhou e ninguém vai segura-la com restrições ao comércio. As medidas adotadas não funcionaram e não funcionarão. Quem tem menos de 60 anos e boa saúde aguentará as consequências até o surgimento da vacina, porém, os idosos ou aqueles com baixa imunidade, sofrerão as consequências, e muitos, inclusive, estão pagando ou irão pagar com as próprisa vidas. Deixemos tais restrições sem sentido de lado e foquemos nossas atenções a aqueles (idosos) que verdadeiramente correm sérios riscos de vida. Respeito as opiniões contrárias, mas essa é minha opinião!!

Obs.: Qual sua opinião sobre este assunto?? Deixe seu comentário na parte inferior da página.

VEJAM TAMBÉM:

“PAGAMENTOS DE DIÁRIAS”: Câmara Municipal de Bocaiuva gastou quase 200 Mil Reais em diárias somente no ano de 2019. Veja quanto cada vereador recebeu:

*** PRECISAMOS DO SEU APOIO PARA QUE POSSAMOS CONTINUAR NOTICIANDO. SEJA VOCÊ TAMBÉM UM APOIADOR DA COMUNICAÇÃO LOCAL, SEJA UM PATROCINADOR DAS MÍDIAS RSENA. ENTRE EM CONTATO CONOSCO NO: (38) 988288281.

PATROCINADORES

 

rsena

 

Além disso, verifique

(Foto: ASCOM ECO 135) Imagem de trecho duplicado liberado recentemente.

ECO RODOVIAS LIBERA NESTA QUINTA FEIRA (14) MAIS 03 Km DE RODOVIA DUPLICADA EM BOCAIUVA!

  Trecho duplicado na Br135 está nas dependências do município de Bocaiuva que já havia ...

2 comentários

  1. Hélio Almas

    Caro Ricardo, meus cumprimentos.
    Creio que vc tenha razão.
    Entendo que a prefeita, como muitas outras autoridades, estão mais perdidos do que “cego em tiroteio “, o que demonstra o nível de autoridades que temos.
    Também não tenho a solução. Mas a falência geral não me parece o mais adequado.
    Creio que a Administração deveria chamar o CDL e ouvir outros pontos de vista. Neste momento, o diálogo é o melhor caminho.
    Devemos nos preparar para o pior, isso é fato. Só acho que, com diálogo, o pior poderia ser menos ruim.
    É isso! Grd abraço!

  2. Gostaria de sugerir a busca de combate ao vírus que deu certo, vejo o caso de Porto Feliz em SP, cidade com 51 mil hab., Eles utilizam a rede de assistência familiar, medem febre, pressão e outras coisas, se encontram possível problema, iniciam protocolo antes mesmo de saber resultado do teste, utilizando invermectina, hidrocloroquina, e azitromicina. Tiveram como resultado poucos internados, e nenhum em UTI. Lá às barreiras sanitária funcionam e exigem que cada carro seja tratado, mesmo sendo da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Powered by rsena.com.br