Reportagem do RSENA confirmou informação junto a Prefeitura Municipal de Guaraciama. Família cigana está na cidade desde o início da semana. Preocupação dos populares é com possíveis contaminações de coronavírus:
Moradores de Guaraciama têm entrado em contato com a redação do RSENA relatando preocupação com a chegada de algumas famílias ciganas na cidade. O problema para os moradores não se trata da presença das famílias em si, mas o fato dos mesmos não terem realizado os testes de Covid para adentrar a localidade. A preocupação dos guaraciamenses se baseia no fato da população cigana ser formada por pessoas que têm por tradição fazer estada em lugares diversos do Brasil, o que poderia aumentar a possibilidade de alguém estar contaminado com o coronavírus.
A reportagem do RSENA conversou com os responsáveis pela administração municipal de Guaraciama. Segundo a assessoria de comunicação, de fato, algumas famílias de cultura cigana adentraram ao perímetro urbano no início desta semana e iniciaram uma “peregrinação” pelas ruas da cidade para realizarem a quiromancia (Técnica de leitura das mãos). Porém, segundo a assessoria, os mesmos já foram orientados pelo poder público municipal quanto ao impedimento de tais práticas durante período de pandemia bem como a obrigatoriedade do uso das máscaras ao saírem as ruas da cidade.
A Administração Municipal de Guaraciama diz que entende a preocupação dos populares, mas afirma que, por lei, não pode impor a saída das famílias da cidade uma vez que as mesmas estão alojadas em propriedade privada sendo inconstitucional por parte do poder público municipal impedir-lhes a entrada ou determinar-lhes a saída. Em comunicado ao RSENA, a assessoria de comunicação guaraciamense também afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde já realizou a aferição de temperatura e checagem do quadro clínico em todos os populares ciganos que se encontram na cidade e que não detectou nenhum caso suspeito de Covid-19.
População Cigana trata-se de um grupo de pessoas nômades (Que não vivem em um só lugar), divididos em clãs que perambulam por várias cidades e até países. Os Ciganos são divididos em várias etnias, sendo, ao longo da história, marginalizados por conta do modo de vida, considerado incompatível com costumes da sociedade.
Obs.: Qual sua opinião sobre este assunto?? Deixe seu comentário na parte inferior da página.
VEJAM TAMBÉM:
“ENTREVISTA COM O EMPRESÁRIO DANIEL MEDEIROS DE FRANCISCO DUMONT”: Empresário fala sobre empreendimentos e cenário político local:
*** PRECISAMOS DO SEU APOIO PARA QUE POSSAMOS CONTINUAR NOTICIANDO. SEJA VOCÊ TAMBÉM UM APOIADOR DA COMUNICAÇÃO LOCAL, SEJA UM PATROCINADOR DAS MÍDIAS RSENA. ENTRE EM CONTATO CONOSCO NO: (38) 988288281.***