Ao contrário dos alardes feitos em outras situações, Prefeitura de Bocaiuva opta pelo silêncio sobre o alto número de contágio da Covid-19 em seu quadro de funcionários:
Por Ricardo Sena/Para o RSENA: (Obs.: O texto abaixo refere-se a opinião do colunista a respeito de um fato)
Caros leitores… Reparem que, sempre que possível, à administração municipal de Bocaiuva não hesita em cobrar do comércio e da própria sociedade mais empenho na prevenção ao Covid-19. As medidas tomadas e os vídeos divulgados têm colocado, em especial, o comércio local como o grande vilão da transmissão do Coronavírus. “Pobre coitado” do comerciante e também dos seus funcionários que já não sabem mais o que fazer para mostrar ao Executivo que as lojas estão sim cumprindo rigorosamente as medidas determinadas pelo poder público em seus sucessíveis e incansáveis decretos. Tem comerciante tão “perturbado” em cumprir as regras da prefeitura que criou-se dentro do seu estabelecimento comercial até mesmo uma certa relação de implicância com o cliente para que o mesmo use máscara, passe o álcool em gel e não gere aglomerações. Mas, parece que aos olhos da gestão municipal isso não é o suficiente e dia após dia se insiste em não deixar o comerciante ter se quer uma noite de sono sem antes ameaçá-lo de fechar seu comércio.
Essas ameaças, inclusive com possibilidade de decretar lockdown, acontecem o tempo todo, quase todos os dias, independentemente se os números estão bons ou ruins. Reparem que quando tínhamos 50% dos leitos do hospital Gil Alves ocupados por pacientes com suspeita de Covid, a desculpa era de que precisava restringir o funcionamento do comércio local para prevenir de que os leitos não fossem todos ocupados, mas, na semana passada, havia apenas um paciente internado no hospital com suspeita de Covid e mesmo assim dá-lhe mais uma ameaça de fechar o comércio, desta vez, ao extremo, com o chamado lockdown.
O problema é que nos vídeos divulgados pela Prefeita Municipal, a mesma sempre joga “palavras ao vento” cheias de incertezas e indefinições como se sentisse prazer em falar que amanhã ou depois poderá lançar um novo decreto para fechar os estabelecimentos comerciais. Isso sacrifica de forma impiedosa os comerciantes e também seus funcionários que, após expediente, vão para suas casas com a angústia e incerteza se poderão trabalhar no dia seguinte.
O mais interessante é que a mesma “pirotecnia” e sensacionalismo que se faz com o comerciante, com os funcionários e com a própria sociedade, não se vê quando o assunto é cobrar de si mesmo. Eu explico!!!
Pois bem… Saibam os senhores que o número de funcionários públicos do município de Bocaiuva detectados com a Covid-19 é alto e preocupante. Até certo ponto, isso é normal, afinal, todos nós corremos tal risco. Porém, o que causa estranhamento é que a administração municipal, ao contrário do que sempre faz, desta vez não divulgou isso para a sociedade, não fez aquelas lives assustadoras como se estivéssemos todos a beira do fim do mundo, não colocou nas redes sociais, não provocou pânico e nem tão pouco fez uma autocrítica como forma de entender de forma técnica o que está levando a este alto número de contágios dentro do próprio órgão que tem por missão cuidar de toda a cidade.
Ou seja… A administração municipal insiste em restringir o comércio local, mas o que é certo é que o vilão do coronavírus também está nos postos de trabalho da própria administração.
Vale lembrar que recentemente a Prefeitura Municipal criou um decreto específico suspendendo as atividades de uma empresa em razão da mesma ter testado cerca de 20 funcionários com a Covid. Ao contrário do comerciante local, que mesmo a contra gosto tem sido extremante obediente a todos os decretos da Prefeitura Municipal, a referida empresa não cumpriu o decreto do município e continuou realizando suas atividades normalmente com o aval do Poder Judiciário.
A administração municipal parece ter desistido do tal lockdown, mas, ainda sim, só para não perder o costume de colocar em pânico os comerciantes e funcionários da cidade, disse, de forma enigmática e misteriosa, que vai lançar um novo decreto nesta segunda (24/08). Neste sentido, o que eu gostaria muito de saber é se a mesma irá se utilizar de algum critério com relação alto contágio da Covid dentro do próprio órgão, afinal tem um versículo bíblico que diz:
“Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o cisco do olho do teu irmão”.
Obs.: Qual sua opinião sobre este assunto?? Deixe seu comentário na parte inferior da página.
VEJAM TAMBÉM:
“ENTREVISTA COM O EMPRESÁRIO DANIEL MEDEIROS DE FRANCISCO DUMONT”: Empresário fala sobre empreendimentos e cenário político local: