“ECO 135 DESMENTE SINDICALISTA”: Em Bocaiuva, empresa diz que, ao contrário do anunciado por sindicalista, modificações na MG 135 visam passagens diretas aos bairros do perímetro urbano de Bocaiuva.

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Sindicalista Delson Oliveira (Delson do Sindicato) realizou uma live dizendo que projeto de duplicação da BR 135, no trecho do perímetro urbano de Bocaiuva, impedia travessia de carros e pedestres nos bairros da cidade. Eco 135, responsável pela obra, alega que informação está equivocada:

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Entrada de Bocaiuva: Neste local estaria projetado uma pista elevada ligando diretamente veículos e pedestres do centro da cidade ao bairro Zumbi e adjacências.

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Depois de uma live, onde o líder sindical e pré-candidato a Prefeito de Bocaiuva, Delson Oliveira (Delson do Sindicato), disse que a empresa Eco 135, responsável pela MG 135, estaria com um projeto de melhorias de infraestrutura que impossibilitaria a travessia de veículos da região central para os demais bairros da cidade, a reportagem do RSENA pediu justificativas sobre o projeto a empresa responsável pela obra (Eco 135). No vídeo, Delson Oliveira diz que, com a obra, os motoristas que desejassem atravessar a Br 135 de um Bairro ao outro deveriam percorrer cerca de 05km até um desvio que seria disponibilizado na altura do trecho conhecido como “Entrada para Morro Alto”. Ainda segundo Delson, as ações da Eco estariam sendo efetivadas sob o conhecimento de três Vereadores da Câmara Municipal (Lélio Vieira, Pedro Cerol e Ramon Moraes) os quais, segundo ele, estavam omitindo tais informações a população bocaiuvense. O site RSENA também entrou em contato com a Câmara Municipal de Bocaiuva que apresentou algumas documentações de requerimentos e reuniões que, de acordo com um dos Vereadores citados, Lélio Vieira, mostram que as informações repassadas por Delson são contrárias aos fatos.

Em nota enviada e redação do RSENA, a Eco 135 disse que, ao contrário do que foi narrado pelo sindicalista, entre os quilômetros 414 e 411 (trecho do perímetro urbano da cidade) serão construídos três dispositivos que irão possibilitar todos os movimentos de tráfego em ambos os sentidos e acessos à cidade. O primeiro será no Km 414; o segundo será no Km 411 e após mais 800 metros terá a configuração de passagem superior, ou seja, a rodovia passará por cima do viaduto dando acesso direto dos veículos aos bairros que ficam as margens da MG.

Ainda segundo a Eco 135, no terceiro dispositivo de acesso, localizado no Km 411, a rodovia passará por baixo do viaduto. Esses dois viadutos também poderão ser utilizados com segurança por pedestres e ciclistas, que, segundo a concessionária, terão passeios próprios. Sobre a afirmação do Sindicalista quanto a necessidade dos veículos terem que se deslocar até ao local conhecido como “Entrada para Morro Alto” para atravessarem a MG, a Eco também desconstrói tal narrativa.

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A empresa afirma que, na verdade, será construído mais um dispositivo de retorno em forma de rotatória alongada no quilômetro 407, mas que ainda sim, além das pistas elevadas ligando diretamente um bairro ao outro, serão implantadas também mais duas passarelas para pedestres nesse trajeto, que contarão com pontos de ônibus em ambos os sentidos e vias marginais entre o km 409 e 410.

O vereador Lélio Vieira, citado na live do Sindicalista, também procurou a reportagem do RSENA dizendo que as informações contidas no depoimento de Delson Oliveira estão equivocadas. Ele concorda que esteve em reunião recentemente para discutir o assunto, mas que não houve nenhuma demanda que justificasse algum segredo por parte da Câmara ao qual, segundo ele, foi quem, através de requerimento, pediu explicações sobre o projeto de melhorias na MG.

Lélio disse que, a bem da verdade, além de se reunir com representantes da Eco 135, esteve reunido também com empresários do “Eixo Empresarial” para discutir uma forma de adequar modificações nas obras na altura do trecho onde se localiza o posto de combustíveis “Boa Vista”. O Vereador afirma que o projeto exposto de infraestrutura na MG 135 é extremante positivo, não somente na acessibilidade de um bairro ao outro da cidade por veículos e pedestres, mas também na segurança do local.

Assim como descrito na nota enviada a Reportagem do RSENA pela empresa Eco 135, o Vereador Lélio Vieira também afirmou que, no projeto apresentado ao Legislativo bocaiuvense, as modificações contam com uma passagem direta dos moradores do Tancredo neves e bairros adjacentes para o outro lado da cidade na altura do posto “Miguelzinho” (Sem necessidade de desvio). O mesmo também, segundo ele, irá acontecer na altura do antigo trevo onde os veículos e pedestres passarão direto da Avenida Francisco Dumont ao Bairro Zumbi e adjacências (Sem nenhum desvio). Ainda segundo Lélio, a travessia acontecerá através de pistas elevadas onde os veículos não precisarão parar para atravessar a MG. Segundo Lélio, a única discussão pendente é com relação a travessa do eixo empresarial (Próximo ao Posto Boa Vista) onde se espera um projeto que possa facilitar o escoamento da produção da empresas ali localizadas, mas que a Eco já sinalizou positivamente as propostas e mudanças.

A reportagem do RSENA enviou a Delson Oliveira as notas da Eco 135 e do Vereador Lélio Vieira para que o mesmo, caso necessário, pudesse contraditar. Em nota o líder sindical disse:

“É preciso que ela [Eco 135] apresente os Projetos a população através da sociedade civil organizada. Que tudo seja o mais transparente possível, que o povo possa fazer  sugestão e modificações. Esse argumento dela tem o objetivo de aquietar a população fazendo deixar as coisas acontecerem, igual quando ela chegou e enganou o pessoal das comunidades da Catarina, falando com eles que eles não iriam pagar pelo pedágio”.

A empresa Eco 135 disse ao RSENA que os projetos estão em fase final de análise e antes de serem aprovados e implementados serão divulgados à população por meio dos órgãos de imprensa e das autoridades municipais.

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Imagem: Praça de pedágio da Eco 135.

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