Grupo político da Prefeita Marisa Alves acusa grupo adversário de tentar divulgar pesquisa de credibilidade duvidosa. Grupo adversário nega que tenha feito qualquer registro. Questão foi parar na Justiça. RSENA apurou os fatos:
A informação de um suposto registro de pesquisa de intenção de voto para Prefeito de Bocaiuva, junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mexeu com os ânimos nos bastidores políticos. A lei eleitoral permite que grupos políticos contratem institutos de pesquisas e permite também que o resultado seja divulgado, desde que devidamente registrado nos órgãos responsáveis pelo processo eleitoral. A questão é que geralmente o grupo político que registra uma pesquisa é por que teve seu candidato bem posicionado na mesma e isso gera muitas dúvidas quanto a confiabilidade do Instituto contratado.
No caso da suposta pesquisa de intenção de voto para Prefeito de Bocaiuva, a assessória jurídica da candidata Marisa Alves foi rápida em acionar a justiça para impedir a divulgação da mesma. A coligação alegou que o Instituto contratado não relatou dados importantes para assegurar a veracidade das informações como indicação da origem dos recursos para o custeio da pesquisa, de indicação da margem de erro e nível de confiança, bem como a nota fiscal.
A Juíza eleitoral, Vivian Lopes Pereira de Figueiredo, concordou com as alegações dos advogados da candidata Marisa Alves e concedeu liminar proibindo a divulgação da referida pesquisa. Membros do grupo político de Marisa atribuem o registro da pesquisa, a que eles chamam de “falsa”, ao grupo político que apoia a candidatura do Ex-prefeito Ricardo Veloso. Porém, aliados de Veloso divulgaram nota nas redes sociais desmentindo que a coligação tenha feito qualquer registro de pesquisa.
A reportagem do RSENA verificou que, de fato, uma pesquisa de intenção de voto para candidatos a Prefeito de Bocaiuva foi registrada na Justiça Eleitoral no último final de semana, porém, o registro não consta como tendo sido feito por qualquer coligação, mas sim pelo próprio Instituto de pesquisa identificado como: Ver Pesquisa e Comunicação LTDA-EPP. Ainda não se sabe se o Instituto irá recorrer da decisão.
Veja abaixo como foi o debate entre os candidatos a Prefeito de Francisco Dumont:
Obs.: Qual sua opinião sobre este assunto?? Deixe seu comentário na parte inferior da página.