“COMÉRCIO LOCAL… RESTRIÇÃO OU FISCALIZAÇÃO”: Em Bocaiuva, após reunião de comitê, Prefeitura poderá editar decreto de restrição ou endurecer a fiscalização.
Informações levantadas pelo Site RSENA dão conta de que restrições ao comércio local poderão ser impostas nos próximos dias. Prefeita Marisa Alves não confirma um novo decreto, mas alega que está sendo pressionada pelo Governo do Estado a tomar medidas contra o aumento da transmissão do Covid na cidade. Reunião do Comitê está marcada para hoje (quinta feira 10/12). Aumentar a fiscalização ao invés de restringir também seria opção considerada pela Prefeita:
Por Ricardo Sena/Para o RSENA:
A Prefeitura Municipal de Bocaiuva não confirma, mas, de acordo com informações levantadas pelo RSENA, um novo decreto impondo restrições ao funcionamento do comércio local poderá ser lançado nos próximos dias. Existe também a opção de apenas intensificar a fiscalização, no entanto, a decisão concreta virá após reunião entre o Comitês local e Estadual no enfrentamento a pandemia da Covid-19, nesta quinta feira (10/12).
O debate sobre as medidas a serem tomadas se justificaria no fato do Norte de Minas, onde está localizado o município de Bocaiuva, ter tido uma piora na avaliação do programa “Minas Consciente” de prevenção ao coronavírus, passando da “zona verde” para a “amarela” onde a transmissão do vírus está em estágio preocupante.
Ainda conforme levantamentos extraoficiais do RSENA, o objetivo da Prefeitura de Bocaiuva seria, em caso de decreto, restringir apenas os horários de funcionamento dos comércios no período da noite. A reportagem do RSENA tentou confirmar as informações com a Prefeita Marisa Alves. Por telefone, a chefe do executivo local disse que uma reunião está marcada para esta quinta, mas, não quis especificar em detalhes as ações que seriam tomadas, se limitando apenas a dizer que a situação é preocupante e que teria recebido um comunicado do Governo Estadual exigindo que a administração tomasse medidas, ou, caso contrário, sofreria punições.
Questionada se um novo decreto seria editado, Marisa a princípio disse que sim, mas, em seguida voltou atrás e disse que não, que seria apenas uma deliberação do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 visando controlar o fluxo de pessoas na parte da noite. A Prefeita ainda disse que a contaminação por Covid avança assustadoramente e que, se nada for feito, “teremos o Natal mais trágico da história do país”.