Secretário Municipal de Saúde disse que das 500 mil doses da vacina contra a Covid destinadas a Minas Gerais, Bocaiuva deverá receber cerca de 500. Quantidade será o suficiente para imunizar todos os profissionais que atuam na linha de frente de combate a Covid na área da saúde:
Por Ricardo Sena/Para o RSENA:
No inicio da tarde do último domingo (17), a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a aprovação, não só de uma, mas, de duas vacinas imunizantes ao coronavírus (CoronaVac e AstraZeneca). O que era uma “luz no fim do túnel” se transformou em um verdadeiro “clarão” para todos nós brasileiros. Mas… como se diz: “muita calma nessa hora”. Ainda na parte da manhã desta segunda feira (18), em participação ao programa Show da Clube, pela rádio Clube 91,5FM, o secretário de saúde do município de Bocaiuva, Renato Teixeira, colocou “freio nos ânimos” de muitos bocaiuvenses que, em decorrência das boas novas, levantavam a possibilidade de irem aos postos de saúde para, ainda nesta semana, tomarem a vacina.
Segundo o secretário, é importante observar que o Brasil conta com pouco mais de 06 milhões de doses da vacina, sendo que, para o estado de Minas Gerais foram disponibilizadas pouco mais de 500 mil doses. Na perspectiva da secretaria municipal de saúde, das primeiras doses liberadas para Minas, Bocaiuva deverá receber apenas 500 doses, que, caso receba, serão utilizadas prioritariamente na imunização dos profissionais da saúde que estão na linha de frente de enfrentamento ao Covid.
Mas, calma!!! É preciso ressaltar também que depois da chegada das supostas 500 doses, outras doses serão produzidas e consequentemente disponibilizadas aos municípios brasileiros. Neste caso, em Bocaiuva, seriam vacinados os idosos (pessoas acima de 60 anos); sendo que, na medida em que mais imunizantes forem sendo liberados, outros grupos de pessoas serão priorizados.
O secretário acredita que o controle da Covid 19, não somente em Bocaiuva, mas em todo o Brasil, demorará vários meses e ressaltou que, além da primeira dose, será preciso tomar a segunda. De fato, as informações repassadas batem com as explicações de especialistas os quais afirmam que o efeito de “bloquear” o coronavírus no Brasil demorará cerca de 06 ou 07 meses e que o desafio será vacinar cerca de 60 ou 70% da população.
Como disse.. Para quem estava enxergando uma “luz no fim do túnel”, passamos agora a enxergar um “clarão”. Porém, o processo é demorado, trata-se de um “passo a passo”. Assim sendo, as medidas de proteção devem ser mantidas. A vacina surgiu, mas o coronavírus continua circulando e o que é pior… matando.
ENTREVISTA COM ROBERTÃO E FRANK:
“NÃO VOU CONTRATAR NINGUÉM PARA ME ABORRECER”: Em entrevista exclusiva, Prefeito eleito e Vice de Bocaiuva falam sobre planejamento de governo. Acompanhe o vídeo abaixo: