A Prefeitura não pode mais tolerar tamanha falta de respeito por parte de proprietários de lotes vagos que não cuidam de suas propriedades e deixam vizinhos a mercê do lixo e do mato:
Por Ricardo Sena /Para o RSENA:
Pois é, pessoal!!! Nota-se que a atual gestão municipal de Bocaiuva começou os trabalhos visando melhorar o aspecto visual da cidade. A Secretaria de Meio Ambiente, agora comandada pelo ex-vereador, Isaias Alves, tem se dedicado na limpeza de passeios e na desobstrução de calçadas. No entanto, acredito que é importante ir além, afinal, não é em todo lugar que o poder público está conseguindo atuar. Um exemplo são os lotes vagos, existentes em todas as regiões da cidade. É prática comum por aqui, muitos moradores adquirirem lotes, nem tanto para construir moradias, mas sim, por questões comerciais, ou seja, negócios. É uma forma de se investir, uma vez que lotes e imóveis, em território bocaiuvense, estão supervalorizados.
O problema é que o cidadão que adquire um lote com tal finalidade, não tem presa para construir ou vendê-lo e, desta feita, muitas vezes o lote acaba ficando abandonado, com lixo e muito mato. Outro ponto a ser observado é que, quase sempre, o proprietário tem um lote em um determinado Bairro, mas mora em outro. Ou seja… “Se meu lote está sujo e mal cuidado, problema não é meu e sim de quem mora ao lado”. De fato, os lotes sujos e mal cuidados são um tremendo problema para a vizinhança, afinal, o mato e o lixo atraem animais peçonhentos e serve até como esconderijo para bandidos; sem contar o aspecto visual da cidade que fica prejudicado.
Os lotes vagos tem sido um desafio para as administrações municipais de Bocaiuva que não conseguem organizar tal questão e muito menos conscientizar os proprietários a limparem os locais. Mas, se não existe consciência por parte do proprietário, o que então se pode fazer???
Olha.. é como diz o ditado: “brasileiro só conscientiza quando dói no bolso”. Assim sendo, seria importante que a Prefeitura desse o primeiro passo e passasse a notificar os proprietários de lotes vagos, dado o prazo para limpeza do local. Além disso, cada proprietário de lote deveria ser obrigado a murar ou colocar tapumes em suas propriedades a fim de que o local seja de difícil acesso a bandidos e usuários de drogas. Feita a notificação e não sendo cumprida a determinação, a Prefeitura deveria multar e, em seguida, ela própria fazer a limpeza e proteção do lugar inserindo no IPTU do proprietário os valores da limpeza mais gastos com a proteção com juros e correções. Ou seja… Os “porcalhões”, mais cedo ou mais tarde, terão que arcar com as consequências, ou, caso contrário, não conseguirão negociar seus lotes.
A medida pode parecer drástica, mas não é. Ninguém aguenta mais conviver em uma cidade com tanta falta de respeito e organização. Já se tentou de tudo para conscientizar os proprietários de lotes a cuidarem de suas propriedades, mas, como já disse e repito… infelizmente, a regra nacional vale para a local, ou seja, nós só nos conscientizamos quando dói no nosso bolso.
ENTREVISTA COM ROBERTÃO E FRANK:
“NÃO VOU CONTRATAR NINGUÉM PARA ME ABORRECER”: Em entrevista exclusiva, Prefeito eleito e Vice de Bocaiuva falam sobre planejamento de governo. Acompanhe o vídeo abaixo: